Semioticamente Falando – Parte II
No texto anterior demos uma passeada geral pelo básico da teoria da informação e de como as mensagens se comportam. Hoje vamos continuar esse passeio falando um pouco sobre picos de informação e ritmo e periodicidade nas redes sociais, e você no meio de tudo isso.
Picos de informação
É interessante citar que o ritmo do meio digital é extremamente acelerado, temos acesso a uma grande gama de informações em pouco tempo. Podemos considerar que existam picos de informação: a mensagem aparece em sua audiência máxima e o expectador volta sua atenção para ela. Com o tempo a audiência vai diminuindo e aparece outra mensagem com audiência maior, e o expectador vira sua atenção para ela, e assim contínua.
Ritmo e periodicidade
Nesse quadro ditado pelos picos de informação, se considerarmos a variável tempo, chegamos às noções de ritmo e periodicidade. Periodicidade diz respeito à capacidade do receptor de prever a mensagem, através da repetição de elementos significativos em tempo ordenado, melhorando sua recepção. Ritmo diz respeito à frequência com que os elementos são repetidos, criando no expectador um estado de expectativa.
Quando escutamos uma musica, por exemplo, é mais fácil decorar o refrão do que o resto da letra, já que ele se repete mais vezes. Às vezes é normal tentarmos cantar o refrão junto com a música depois de um tempo, numa tentativa de prever o refrão que já é conhecido pela periodicidade.
Quanto mais rápido o ritmo, mais rápido o indivíduo consegue prever quando vai ser a próxima repetição, criando expectativas para essas novas mensagens que vão chegar.
Podemos perceber muito do que foi falado até agora no diagrama abaixo. A questão das expectativas por novas mensagens criada pelo ritmo e periodicidade e pela possibilidade de mudança da situação atual geram um ciclo vicioso, onde o indivíduo passa muito tempo esperando, sem criar nada.
Suprindo as expectativas criadas, temos uma maior adesão do expectador. Segundo J.Teixeira coelho netto (1999, p. 158):
“Adesão traduz-se por uma atitude passiva diante da mensagem, um comportamento consumidor e não criador ou recriador.”
Ou seja, o receptor tem suas expectativas sanadas (pelo menos algumas) pela nova mensagem, e com o aparecimento de novas mensagens de audiência maior acaba por não transformar a informação anterior em conteúdo relevante, já que essas novas informações de audiência maior chamam a sua atenção. Com isso acaba se tornando mero consumidor de toda a informação que vai recebendo, sem processá-la e transformá-la em conhecimento.
Quantas vezes você já se pegou entediado em redes sociais esperando aquela atualização que vai te tirar do tedio e ela não chegou, e no final você percebeu que passou um bom tempo não fazendo nada? O procrastinar online virou regra, todo mundo faz, muitas vezes sem perceber direito, mas até que ponto isso começa a atrapalhar nossas atividades?
agora que conhecemos essa dinamica sedutora das redes sociais, podemos escolher se vamos nos deixar ser levados por ela ou se mudamos, passamos por cima da expectativa e vamos fazer as nossas coisas, Dessa vez não por intuição, mas por conhecimento.
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