Projeto Cliche

A Revista Cliche é uma publicação independente que apresenta aos seus leitores semestralmente conceitos de Design, com assuntos específicos e conteúdo de qualidade. Idealizada por estudantes de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tem como intuito difundir a produção acadêmica da área. Pioneira entre as revistas para divulgações acadêmicas na cidade de Curitiba (PR), a revista está baseada em três conceitos:

Historicidade: Questão do valor histórico que uma revista possui para o Design. Com suas principais vanguardas, que moldaram o pensamento moderno, utilizando este veículo para expor e difundir seus ideais e sua produção.

Comunicação: Como meio de difusão do conteúdo, a publicação visa proporcionar apoio a materiais originais muitas vezes estagnados em bibliotecas, divulgando-os interna e externamente.

Colaboração: É a forma com que a Cliche é produzida e a torna especial. Publicação independente e de cunho colaborativo, ela é feita pelo meio acadêmico para o meio acadêmico, atingindo diretamente ao interesse de seu público.

Histórico

Lançada no segundo semestre de 2010, a revista atingiu o sucesso em vendas, chegando a 400 exemplares comercializados somente durante a primeira semana. Além da Cidade de Curitiba, a Cliche também recebeu pedidos de outras cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre. Todos esses fatores comprovam a aceitação do projeto e relevam o grande elo formado entre os estudantes de diferentes segmentos do Design com a produção, assuntos e abordagem da revista.

A partir da segunda edição, comercializada e divulgada em eventos nacionalmente conhecidos na área de Design como N Design, Semanas Acadêmicas da PUC-PR, UFPR e UTFPR, além de eventos regionais, a Cliche ganhou nova identidade visual, recebendo trabalhos acadêmicos para divulgação de todas as universidades de Curitiba (PR).

Ilustração da capa por Sooz Lillend