
Estamparia na Arte Urbana
Hoje veremos o design de superfície e a estamparia presente em obras de arte urbana contemporânea, a sua interação com a superfície da rua, com o público e com as intempéries do clima. Aqui o design de superfície condiz bem com a definição vista anteriormente:
..suporte para expressões com significados, além de seu desempenho funcional.
STEPHAN DOITSCHINOFF: Crítica e Beleza
Stephan Doitschinoff, também conhecido como Calma (no sentido de paz e tranquilidade) ou como abreviação de Com Alma. É um artista plástico e grafiteiro paulista que produz obras inspiradas por elementos e símbolos religiosos, pela semiótica e pelo caos urbano e político.

A Estrela, 2010, Stephan Doitschinoff

A Estrela, 2010, detalhe, Stephan Doitschinoff
Filho de pastor evangélico, neto e bisneto de espíritas, ele se encontra distante da Igreja. Porém mistura em suas obras o sagrado e o profano, alquimia, elementos visuais do folclore afro-brasileiro, ícones barrocos religiosos, simbolismo pagão, além de texturas e cores incríveis.
Vale a pena conferir seu vídeo Temporal, documentário de 13 mins no qual é retratada sua experiência em Lençóis, no interior da Bahia. E procurar seus livros, feitos em parceria com o designer Pedro Inoue, o CALMA (2008) e o CRAS (2012).

Novo Mundo, 2008, Stephan Doitschinoff

Novo Mundo, 2008, detalhe, Stephan Doitschinoff
Stephan se utiliza de stêncil geométrico “floral” para compor o fundo da obra ou para estampar pássaros ou como pele de seus personagens; faz um degradê belíssimo e usa várias cores nas tramas dos cabelos cacheados; e usa stêncil para compor as ondas do mar no cenário ou no próprio corpo do personagem. Suas obras são cheias de estampas e texturas ricas em elementos possíveis para inspiração no design de superfície.

Agricultura Celeste, 2010, Stephan Doitschinoff
SHELLEY MILLER: Açúcar e Efemeridade
Shelley Miller é uma artista de Montreal que cria intervenções urbanas com açúcar. Seu processo consiste em realizar a pintura com tinta comestível (geralmente azul) em seu estúdio e depois realizar a instalação da obra em locais públicos, finalizando e ornamentando com açúcar.

Shelley Miller

Obras de Shelley Miller
Os murais são chamados de “Throw Up” (termo usado na arte urbana para descrever um graffiti feito/instalado rapidamente) e duram o quanto as pessoas deixarem (há quem deguste a arte) e o quanto o clima permitir, pois eles se desfazem com umidade e chuva.

Obra de Shelley Miller

Obra de Shelley Miller
Seu trabalho frágil e efêmero é inspirado em azulejos portugueses, mosaicos antigos, arabescos, elementos de design de superfície e design têxtil. Em seu site é possível acompanhar o bonito processo de criação e de desintegração das obras.

Obra de Shelley Miller

Obra de Shelley Miller

Shelley Miller concluindo Obra
OS GÊMEOS: Lúdicos e Minuciosos
Os Gêmeos são grafiteiros paulistas conhecidos internacionalmente por suas obras cheias de cores e imaginação. O universo lúdico presente na cabeça dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo não tem fim e se apresenta cada vez mais fantástico, utilizando suportes diferentes e pensando objetos cada vez mais complexos e completos para expôr sua poesia e sua crítica.

Os Gêmeos

Obras de Os Gêmeos, na parede externa do MAM, São Paulo
Todos sabem que os personagens amarelos com pernas e braços finos são características marcantes e inconfundíveis, e que suas obras são muito coloridas. Mas já repararam na diversidade de estampas presentes em sua maioria? O imaginário dos irmãos deve ser bem estampado.
Alguns personagens chegam a ter 3 ou 4 estampas em seu figurino e/ou no elemento com o qual interage. E quando esses personagens estão em murais de grandes dimensões? A presença da estampa se torna quase infinita e ocupa posição de destaque. Além disso, tem-se a existência de obras criadas a partir de elementos similares repetidos continuamente, dando a impressão de um rapport.

Obra d’Os Gêmeos

Obra d’Os Gêmeos, com o _quase_ rapport
Esse ano, Os Gêmeos tiveram uma experiência com a estamparia têxtil, quando desenvolveram estampa para um lenço da coleção primavera/verão 2013 da Louis Vuitton. A estampa “Mosaico” foi inspirada no sol e na lua e ganhou destaque no mercado da moda de alto luxo.

Lenço dos Gêmeos para a Louis Vuitton

Lenço dos Gêmeos para a Louis Vuitton
NeSpoon: Crochê e Delicadeza
A artista polonesa NeSpoon que trabalhava com renda e materiais têxteis, expandiu o seu olhar para a arte urbana. Ela realiza intervenções nas ruas, utilizando-se dos próprios crochês em instalações; de cerâmicas com textura de crochê instaladas em meio ao concreto; e também das peças têxteis como o próprio estêncil ou como inspiração para aplicação do spray.

Obra de NeSpoon

Obra de NeSpoon

Obra de NeSpoon
Esse padrão de renda e crochê (que eu acho particularmente interessante) é delicado, e traz consigo a questão do trabalho manual, da tradição têxtil de nossas avós e da origem do termo surface design. NeSpoon fez até instalações em Oak Beach, tentando introduzir a arte urbana na praia.

Obra de NeSpoon

Obra de NeSpoon, usando cerâmica

Obra de NeSpoon, Intervenção Urbana na Praia

Obra de NeSpoon, Intervenção Urbana na Praia

Obra de NeSpoon, Intervenção Urbana na Praia
Comentários
Os comentários estão encerrados.