Estamparia na Arte Urbana
Hoje veremos o design de superfície e a estamparia presente em obras de arte urbana contemporânea, a sua interação com a superfície da rua, com o público e com as intempéries do clima. Aqui o design de superfície condiz bem com a definição vista anteriormente:
..suporte para expressões com significados, além de seu desempenho funcional.
STEPHAN DOITSCHINOFF: Crítica e Beleza
Stephan Doitschinoff, também conhecido como Calma (no sentido de paz e tranquilidade) ou como abreviação de Com Alma. É um artista plástico e grafiteiro paulista que produz obras inspiradas por elementos e símbolos religiosos, pela semiótica e pelo caos urbano e político.
Filho de pastor evangélico, neto e bisneto de espíritas, ele se encontra distante da Igreja. Porém mistura em suas obras o sagrado e o profano, alquimia, elementos visuais do folclore afro-brasileiro, ícones barrocos religiosos, simbolismo pagão, além de texturas e cores incríveis.
Vale a pena conferir seu vídeo Temporal, documentário de 13 mins no qual é retratada sua experiência em Lençóis, no interior da Bahia. E procurar seus livros, feitos em parceria com o designer Pedro Inoue, o CALMA (2008) e o CRAS (2012).
Stephan se utiliza de stêncil geométrico “floral” para compor o fundo da obra ou para estampar pássaros ou como pele de seus personagens; faz um degradê belíssimo e usa várias cores nas tramas dos cabelos cacheados; e usa stêncil para compor as ondas do mar no cenário ou no próprio corpo do personagem. Suas obras são cheias de estampas e texturas ricas em elementos possíveis para inspiração no design de superfície.
SHELLEY MILLER: Açúcar e Efemeridade
Shelley Miller é uma artista de Montreal que cria intervenções urbanas com açúcar. Seu processo consiste em realizar a pintura com tinta comestível (geralmente azul) em seu estúdio e depois realizar a instalação da obra em locais públicos, finalizando e ornamentando com açúcar.
Os murais são chamados de “Throw Up” (termo usado na arte urbana para descrever um graffiti feito/instalado rapidamente) e duram o quanto as pessoas deixarem (há quem deguste a arte) e o quanto o clima permitir, pois eles se desfazem com umidade e chuva.
Seu trabalho frágil e efêmero é inspirado em azulejos portugueses, mosaicos antigos, arabescos, elementos de design de superfície e design têxtil. Em seu site é possível acompanhar o bonito processo de criação e de desintegração das obras.
OS GÊMEOS: Lúdicos e Minuciosos
Os Gêmeos são grafiteiros paulistas conhecidos internacionalmente por suas obras cheias de cores e imaginação. O universo lúdico presente na cabeça dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo não tem fim e se apresenta cada vez mais fantástico, utilizando suportes diferentes e pensando objetos cada vez mais complexos e completos para expôr sua poesia e sua crítica.
Todos sabem que os personagens amarelos com pernas e braços finos são características marcantes e inconfundíveis, e que suas obras são muito coloridas. Mas já repararam na diversidade de estampas presentes em sua maioria? O imaginário dos irmãos deve ser bem estampado.
Alguns personagens chegam a ter 3 ou 4 estampas em seu figurino e/ou no elemento com o qual interage. E quando esses personagens estão em murais de grandes dimensões? A presença da estampa se torna quase infinita e ocupa posição de destaque. Além disso, tem-se a existência de obras criadas a partir de elementos similares repetidos continuamente, dando a impressão de um rapport.
Esse ano, Os Gêmeos tiveram uma experiência com a estamparia têxtil, quando desenvolveram estampa para um lenço da coleção primavera/verão 2013 da Louis Vuitton. A estampa “Mosaico” foi inspirada no sol e na lua e ganhou destaque no mercado da moda de alto luxo.
NeSpoon: Crochê e Delicadeza
A artista polonesa NeSpoon que trabalhava com renda e materiais têxteis, expandiu o seu olhar para a arte urbana. Ela realiza intervenções nas ruas, utilizando-se dos próprios crochês em instalações; de cerâmicas com textura de crochê instaladas em meio ao concreto; e também das peças têxteis como o próprio estêncil ou como inspiração para aplicação do spray.
Esse padrão de renda e crochê (que eu acho particularmente interessante) é delicado, e traz consigo a questão do trabalho manual, da tradição têxtil de nossas avós e da origem do termo surface design. NeSpoon fez até instalações em Oak Beach, tentando introduzir a arte urbana na praia.
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