FIGURA 1 _ CAPA

Design de Superfície em cursos

Por Bruna Bonifacio

O post de hoje são dicas de dois Centros Culturais inspiradores, que oferecem cursos da área têxtil e estamparia nesse 2º semestre de 2013: Sesc Pompéia (São Paulo – SP) e Solar do Rosário (Curitiba – PR).

Sesc Pompéia

A reformulação arquitetônica do espaço foi desenvolvida pela arquiteta Lina Bo Bardi, que decidiu manter a estrutura da antiga Fábrica de Tambores, com concreto armado e vedações em alvenaria, mantendo o espaço livre dos galpões para as instalações do teatro, biblioteca, espaços de exposições e apresentações (choperia), lanchonete, restaurante e oficinas de criatividade, além da área para práticas esportivas e lazer.

Exposição Sesc Pompéia 30 anos

Exposição Sesc Pompéia 30 anos

Até a primeira semana de setembro, o Sesc Pompéia estará exibindo, em comemoração aos 30 anos de sua abertura, a exposição que mostra a concepção do local como ideal de convivência, entretenimento e lazer. Passando por momentos desde a sua antiga ocupação industrial, restauração, criação dos conceitos do mobiliário (todos desenhados por Lina), até materiais gráficos e registros de exposições, peças e shows. Vale a pena conferir!

 

Oficinas de Criatividade

Lina Bo Bardi tinha a intenção de transformar o Sesc Pompéia em local de pensar e fazer cultura, assim, as Oficinas de Criatividade são parte importante do projeto desde o seu início. Elas são realizadas em ateliês de gravura, cerâmica, arte têxtil, técnicas mistas, fotografia, marcenaria, artemídia e teoria e história da arte (miniauditório).

Os ateliês são equipados com as ferramentas adequadas e necessárias para cada um dos tipos de produção artística e propõem “o fazer enquanto produção de conhecimento”.

Espaço de exposições, convivência e biblioteca, Sesc Pompéia

Espaço de exposições, convivência e biblioteca, Sesc Pompéia

 

Oficinas de arte têxtil

Existem os Cursos Regulares (carga horária de 38h – 45h, encontros semanais, duração de agosto a dezembro), os Minicursos (3h – 20h) e o Ateliê para a Família (2h).

Esse semestre os cursos regulares ofertados são: Criar arte em tecido; Introdução ao tricô e crochê; Cestaria; Nhanduti, a renda que começa pelo infinito; Patchwork, bordado e literatura – livro de artista; Tecelagem – introdução; Tecelagem – intermediário; Projetos em tecelagem; Block printed – estampa padronada; Tinturaria – técnicas orientais – introdução; Criação e produção de estampas para padronagem e Estamparia africana: adire e fancy-print. Sendo que, essas últimas 4 oficinas são ministradas por Celso Lima, artista plástico com forte destaque em sua atuação no estudo, ensino e produção de estamparia artesanal (Batik Javanês Tulis, Tie-Dye, Shibori …).

Infelizmente, meu timing dessa vez está meio atrasado, e hoje, dia 20 de agosto é o dia para aproveitar e se inscrever apenas nas vagas remanescente dos cursos regulares! Mas de qualquer forma, é interessante saber que as oficinas existem e são ofertadas (com algumas mudanças em seus conteúdos) semestralmente. Quem sabe semestre que vem, né?! Ou então, fique de olho, e aproveite os cursos de menor duração.

 

Solar do Rosário

Espaço cultural, instalado em uma construção do séc XIX, tombada pelo patrimônio histórico. Situado no Centro Histórico de Curitiba, há 21 anos, o complexo promove arte e cultura. Ele é formado por uma galeria de arte (com obras dos mais variados artistas), livraria, molduraria, antiquário, restaurante e casa de chá (com delicioso café colonial), jardim de esculturas, além das salas de aula e auditório.

Solar do Rosário

Solar do Rosário

Galeria de Arte, Solar do Rosário

Galeria de Arte, Solar do Rosário

É frequente e constante a realização de atividades culturais, como cursos, lançamentos de livros, palestras, workshops e exposições.

 

Cursos

O Solar do Rosário oferece cursos de arte, música, história, cinema, literatura, filosofia, design de interiores, design de superfície, fotografia, novas mídias, idiomas, aquarela, caligrafia, desenho de figura humana, desenho de mangá, história em quadrinhos, joalheria, técnicas de pintura. Os cursos são semestrais, mas vários deles permitem o início a qualquer momento. O curso de design de superfície, permite o início até setembro.

Solar do Rosário, foto de Ciça Pires

Solar do Rosário, foto de Ciça Pires

 

Design de Superfície – Estamparia: História, técnicas e criação do manual ao digital

Curso ministrado por Ciça Pires, ilustradora profissional da área de Moda e Estamparia. Há 12 anos é professora de ilustração, criatividade e projetos em moda. Esta é a primeira turma do curso, que teve início em agosto e segue até novembro, com encontros realizados toda sexta-feira a tarde.

Seu objetivo é compreender os aspectos teóricos e técnicos da estamparia no Design de Superfície, aplicando processos manuais e digitais em composições para estampas localizadas e rotativas.

Em agosto serão vistos os aspectos teóricos, e de setembro a novembro serão feitas práticas, envolvendo estamparia manual e digital (mais detalhes do curso), capacitando os alunos a desenvolver estampas próprias e auxiliando na criação de portfólio.

Tanto o Sesc Pompéia, quanto o Solar do Rosário, são lugares que proporcionam um conforto estético graças às suas construções arquitetônicas, com seus espaços abertos para convívio, e que estimulam a troca de conhecimento e produção artística.

*PS.: essas lindas obras da capa, são de uma exposição da artista Ana Elisa Egreja, realizada no Sesc Pompéia.

 

Referências

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários