Nonna Donadio
Hoje retorno de uma longa pausa nos textos e o motivo da ausência é também o tema desse post, meu Trabalho de Conclusão de Curso teórico-prático. Estudo na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), no curso de Bacharelado em Design. O curso é generalista, com a proposta de que os alunos se formem em 4 anos, habilitados para trabalhar tanto com design gráfico quanto com design de produto.
Introdução
Durante a faculdade, percebi que os projetos que mais me despertavam interesse eram aqueles que mesclavam as duas áreas, e principalmente, os que me davam liberdade para pensar e trabalhar a superfície como um todo.
Percebi isso meio que intuitivamente, pois, assim como a maioria das faculdades de design do país, não temos disciplinas que abordem o tema Design de Superfície de forma específica. A partir da mistura entre o design gráfico e o design de produto, somada à minha curiosidade pelo tema design de superfície, fui atrás do híbrido no design.
Projeto
Em meu projeto “Imagens híbridas e design: um estudo inicial sobre a relação do design de superfície com o design gráfico”, pude investigar os temas que estão presentes ou circundam a curiosidade sobre o Design de Superfície, na visão de uma leiga no assunto.
Pesquisa Teórica
Pesquisei conceitos fundamentais sobre design e imagem híbrida, passei pelas possibilidades de relações múltiplas entre o design de superfície e o design gráfico, e também pelas definições e produções contemporâneas em design de superfície. Para construção da base teórica abordei elementos pertinentes ao design (cor, desenho, tipografia, textura, fotografia e tecnologia) e também considerações sobre híbrido e sinestesia (com autores de áreas nem sempre pertencentes ao design, como Peter Burke e Garcia Canclini, por exemplo).
Referências
Para me auxiliar na experimentação prática utilizei como referência o designer Stefan Sagmeister, estudei algumas de suas obras, as quais podem ser identificadas como pertencentes a um “design de superfície híbrido”. E por fim, explorei o assunto em experimentação prática, complementando o que foi visto anteriormente e traduzindo os conceitos para a linguagem visual.
Durante o processo de produção deste trabalho, tive muitas dúvidas sobre o rumo que estava tomando (se escrevia alguma besteira, se os especialistas em design de superfície achariam equivocado…) e senti muita dificuldade em encontrar referências bibliográficas teóricas sobre Design de Superfície. Peço desculpas por qualquer erro ou má interpretação dos conceitos.
Prática
Como o curso é um híbrido de design gráfico e design de produto, quis fazer um produto que mesclasse as duas áreas e que permitisse a exploração da superfície. Assim, a experimentação se deu em forma de sketchbook.
Um objeto de manuseio diário, de uso manual, com o qual o usuário estabelece um vínculo e uma relação de interação entre o objeto e suas anotações, ilustrações, etc. Havia também a necessidade de uma exploração 3D da superfície em um objeto que fosse manipulável de maneira tátil, que permitisse a exploração de um maior número de camadas e faces, e que possuísse uma embalagem complementar.
Motivação e Inspiração
Assim como Stefan Sagmeister (que se tornou um designer gráfico encantado por tipografia, pois seu avô era um excelente tipógrafo e pintor), eu encontrei a motivação e inspiração para a produção da parte prática do meu trabalho nas mulheres da minha família (Donadio).
Percebi que a minha paixão por texturas, estampas e superfícies, vinha de tudo que sempre me cercou no ambiente familiar, pela memória afetiva de estar rodeada pela destreza e pela leveza na criação (principalmente) têxtil. Ambientes repletos de peças com desenhos, cores, texturas e padronagens interessantes e convidativas ao toque e à interação.
Minha bisavó foi uma exímia costureira e produzia roupas para toda a família, com tecidos estampados, além de ser a autora de belas e complexas peças de crochê, tricô e bordados. O processo de aprendizado foi se hibridizando entre as gerações. Minha avó aprendeu tão bem as técnicas que foi professora de costura por anos, e minha mãe, iniciou nas técnicas têxteis, adicionando a tapeçaria ao repertório, depois migrou para outras superfícies e elementos tridimensionais.
Experimentação
As capas foram feitas considerando a progressão da fascinação pela superfície em três momentos distintos: o primeiro contato, o reconhecimento e a exploração. São três capas para sketchbooks utilizando-se de elementos do universo da costura, em pequenas dimensões, que a partir da repetição formam uma estampa mais complexa. Com revestimentos internos feitos de materiais que remetem ao crochê, tricô e tapeçaria, e embalagens que retratam a conscientização da superfície. O nome escolhido para o projeto é Nonna Donadio em homenagem às minhas musas inspiradoras. Os estudos das alternativas foram se aprimorando até que o módulo escolhido representasse todos os elementos mais significativos dos trabalhos inspirações.
O módulo possui elemento floral (forma central), elementos geométricos e das tramas (parte interna do elemento floral), representação das agulhas (seis elementos interligados dentro do elemento floral), e as bordas dos trabalhos de crochê e tricô, representados nos seis leques que emolduram o elemento floral.
Conclusão
O desenvolvimento deste trabalho contribuiu de forma significativa para o conhecimento na àrea e para a elaboração de trabalhos futuros.
Em termos de pesquisa, alguns itens deixaram de ser explorados em sua plenitude graças à não pertinência direta ao tema, entre eles estão: os conhecimentos técnicos e práticos em design de superfície (como módulo, rapport e tipos de composições possíveis entre os módulos), aprofundamento na história do design de superfície, existência de software profissional especializado em estamparia, e o estudo de como se dá a descoberta da superfície no repertório pessoal e profissional de outros designers.
Espero que este trabalho e sua bibliografia possam ajudar outros amantes e curiosos da área, que assim como eu, se sentiram um pouco perdidos na busca por mais informações.
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