caparubim2

Renata Rubim

Por Bruna Bonifacio

Este será mais um post para a série “Designers que deveria conhecer”, e tem como tema Renata Rubim, a designer e consultora de cores já foi citada no post sobre Design de Superfície, como sendo a responsável por trazer o termo “surface design” para o Brasil.

Renata é A referência quando se pensa em design de superfície brasileiro.

“Se tudo tem superfície e cor, então tudo o que temos a fazer é aperfeiçoar o trato e afeiçoar o olhar sobre elas.”

Renata

Renata Rubim é carioca, criada em Porto Alegre, Designer de Superfície, começou suas experimentações em uma empresa artesanal na qual trabalhava com teares; depois cursou o IADÊ (SP) na década de 60; deu sequência aos seus estudos ao ganhar uma Bolsa Fullbright na Rhode Island School of Design (EUA), em 1985.
Atuou na área acadêmica como coordenadora de cursos de extensão na UFRGS (onde existe o Núcleo de Design de Superfície) e na PUC (RS), além de ministrar cursos em outras instituições, ela está sempre envolvida com o ensino do design. Trabalhou para várias empresas como a Hering e a Avanti, e publicou o primeiro livro sobre Design de Superfície no Brasil.

Em seu livro, Desenhando a Superfície, Renata fala do seu fascínio por projetar para superfícies, desde criança; aos 4 anos de idade, ela já desenhava tapetes de chão. Assim como alguns de nós, Rubim começou cursando Design Gráfico, pois não havia um curso especializado em Design de Superfície.

Desenhando a Superfície, livro da Renata Rubim e Delicata Azul Marinho para a Del Porto, 2010

“para ser feliz, eu devia desenhar para superfícies em geral: tecidos, porcelanas, tapetes, azulejos e todos os tipos de papéis.”

Quando voltou da Rhode Island School, abriu seu próprio escritório, Renata Rubim Design & Cores, que recebe “solicitações sofisticadas de um mercado consumidor evoluído”.
A designer projetou para Saccaro, Solarium Revestimentos, Coza, Tok&Stok (eventualmente surgem novos projetos), além de prestar consultoria para Sanremo e Termolar, ela auxilia em tendências, cores e novos desenhos.

Renata Rubim para a Coza

Grafismi para a S.C.A, 2012

Projeto Origami para a Incefra, 2012

“design de superfície é sempre um projeto para um superfície, seja ela de que natureza for.”

Hoje, suas criações estampam revestimentos de pisos, paredes, tecidos, papéis, porcelanas e plásticos. Esse ano, dois de seus projetos de revestimento ganharam o IF Product Design Award, foram eles: a Linha Catavento e a Linha Praga.

Linha Catavento - Renata Rubim

Praga, Renata Rubim

Solarium Revestimentos, Praga, 2010

Solarium Revestimentos, Parede, Ilusione, 2012

Renata Rubim também ministra workshops sobre sua área de interesse e conhecimento. Quem tiver vontade de participar é só acompanhar sua agenda pelo seu site, os workshops ocorrem com certa frequência.

Para ela, as vantagens da aplicação do design de superfície são:

“melhoria da percepção do objeto, ampliação da atração mercadológica e decisiva qualificação da função do objeto.”

Em seu site, além de conhecer mais sobre os seus projetos, podemos aprender sobre cores e design de superfície, e ter acesso a uma lista (incrível!) de centenas de livros considerados por ela como obras essenciais sobre design de superfície (na área saiba mais – shop), vale a pena conferir !!

Referências:

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários