Mary Katrantzou
[Nota do Editor: Mais um post da série Designers que deveria conhecer]
Mary Katrantzou é designer de moda, nascida em Atenas. Ela sempre teve muito interesse em projetos de design, graças a sua formação artística. Desenvolveu trabalhos de design de interiores e posteriormente na área têxtil.
Em Londres, frequentou a Rhode Island School of Design, e cursou bacharelado em design têxtil na Central Saint Martins, onde também fez o seu mestrado.
Em 2008, seu trabalho de conclusão de curso foi aclamado pela crítica. Mary Katrantzou usou impressões digitais (assim como Basso & Brooke) nas suas estampas, formadas por jóias enormes, inspiradas pelo construtivismo russo e pelos cartazes de filmes dos anos 70. Com esse trabalho, ela recebeu indicações para o Harrods e o L’Oreal Professional Awards.
A designer grega foi aclamada por várias editoras de moda do mundo todo e ganhou o apelido de rainha da estamparia digital.
Desde então, é conhecida internacionalmente por abusar de uma estética hiperrealista, com cores vibrantes e padronagens complexas, usando-se de grafismos ousados e jóias industriais. Há quem a chame de maximalista e multicolorida.
Ela pensa nos efeitos desejados em suas peças e pesquisa materiais diferentes para as composições têxteis de suas roupas, e também de sua linha de jóias e acessórios. Buscando sempre proporcionar uma certa ilusão, faz contraposição entre o que é real e o que está impresso em alta qualidade no tecido ou representado na jóia.
Katrantzou também consegue proporcionar uma sensação de profundidade através das diversas camadas e do jogo de cores aplicados em suas estampas; esses padrões 3D nas suas peças chamaram muito a atenção dos fashionistas, que a consideram a novidade que o mundo da moda precisava.
Katrantzou se inspira em diversos objetos e situações do universo do design, como frascos de perfume, como o processo de fabricação do vidro artesanal através do sopro, como peças de design de interiores, além de pinturas e retratos do século XVIII.
Hoje, ela possui mais de 100 redes que vendem suas criações, como Barney’s, Joyce, 10 Corso Como, Neiman Marcus e Colette. E seu trabalho recebe destaque em publicações importantes e respeitadas mundialmente, como a Vogue e o New York Times.
Segundo informações disponíveis em seu facebook:
suas coleções são um brincadeira com os sentidos, com o seu jeito único ela cria padronagens que favorecem a silhueta feminina e ao mesmo tempo expressam atitude e simetria.
Apesar de todas as camadas, sobreposições, texturas e cores empregadas nas suas criações, Mary conseguiu criar peças que não proporcionam a falsa impressão de que o corpo da mulher é maior, elas não engordam; pois se utiliza de estampa digital espelhada e cortes simples e secos.
Todos esses fatores fazem com que suas peças batam recorde de vendas, no e-commerce da Topshop o estoque acabou somente após duas horas.
Suas peças podem ser adquiridas online em lojas virtuais como a Harvey Nichols, ou pessoalmente em algum dos seus revendedores. Recentemente a sua nova coleção desenhada para a marca Topshop causou euforia no Brasil, já que agora (a partir do dia 20/07) finalmente estará disponível no Shopping JK Iguatemi.
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