1-Mary-Katrantzou

Mary Katrantzou

Por Bruna Bonifacio

[Nota do Editor: Mais um post da série Designers que deveria conhecer]

Mary Katrantzou é designer de moda, nascida em Atenas. Ela sempre teve muito interesse em projetos de design, graças a sua formação artística. Desenvolveu trabalhos de design de interiores e posteriormente na área têxtil.

Em Londres, frequentou a Rhode Island School of Design, e cursou bacharelado em design têxtil na Central Saint Martins, onde também fez o seu mestrado.

Em 2008, seu trabalho de conclusão de curso foi aclamado pela crítica. Mary Katrantzou usou impressões digitais (assim como Basso & Brooke) nas suas estampas, formadas por jóias enormes, inspiradas pelo construtivismo russo e pelos cartazes de filmes dos anos 70. Com esse trabalho, ela recebeu indicações para o Harrods e o L’Oreal Professional Awards.

Mary Katrantzou 2009 Outono-Inverno

A designer grega foi aclamada por várias editoras de moda do mundo todo e ganhou o apelido de rainha da estamparia digital.

Desde então, é conhecida internacionalmente por abusar de uma estética hiperrealista, com cores vibrantes e padronagens complexas, usando-se de grafismos ousados e jóias industriais. Há quem a chame de maximalista e multicolorida.

Mary Katrantzou Primavera 2012

Ela pensa nos efeitos desejados em suas peças e pesquisa materiais diferentes para as composições têxteis de suas roupas, e também de sua linha de jóias e acessórios. Buscando sempre proporcionar uma certa ilusão, faz contraposição entre o que é real e o que está impresso em alta qualidade no tecido ou representado na jóia.

Katrantzou também consegue proporcionar uma sensação de profundidade através das diversas camadas e do jogo de cores aplicados em suas estampas; esses padrões 3D nas suas peças chamaram muito a atenção dos fashionistas, que a consideram a novidade que o mundo da moda precisava.

Mary Katrantzou Old Billingsgate Market 2012

Katrantzou se inspira em diversos objetos e situações do universo do design, como frascos de perfume, como o processo de fabricação do vidro artesanal através do sopro, como peças de design de interiores, além de pinturas e retratos do século XVIII.

Hoje, ela possui mais de 100 redes que vendem suas criações, como Barney’s, Joyce, 10 Corso Como, Neiman Marcus e Colette. E seu trabalho recebe destaque em publicações importantes e respeitadas mundialmente, como a Vogue e o New York Times.

Mary Katrantzou & Erik Madigan Heck

Segundo informações disponíveis em seu facebook:

suas coleções são um brincadeira com os sentidos, com o seu jeito único ela cria padronagens que favorecem a silhueta feminina e ao mesmo tempo expressam atitude e simetria.

Apesar de todas as camadas, sobreposições, texturas e cores empregadas nas suas criações, Mary conseguiu criar peças que não proporcionam a falsa impressão de que o corpo da mulher é maior, elas não engordam; pois se utiliza de estampa digital espelhada e cortes simples e secos.

Todos esses fatores fazem com que suas peças batam recorde de vendas, no e-commerce da Topshop o estoque acabou somente após duas horas.

Suas peças podem ser adquiridas online em lojas virtuais como a Harvey Nichols, ou pessoalmente em algum dos seus revendedores. Recentemente a sua nova coleção desenhada para a marca Topshop causou euforia no Brasil, já que agora (a partir do dia 20/07) finalmente estará disponível no Shopping JK Iguatemi.

Referências:

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários