chris

Chris Landreth

Por Alberto Vosgerau Neto

Chris Landreth é um diretor e animador americano nascido em 1961 e formado em mecânica. Em 1987 passou a se dedicar ao estudo de animação em computação gráfica. Nos anos 90 esteve entre os primeiros a testar o software hoje líder no mercado de animação Autodesk Maya (na época sendo desenvolvido pela Alias, no Canadá). Sua carreira é repleta de indicações e premiações, sendo a principal o Oscar de melhor curta em animação, no ano de 2004 com o curta “Ryan” além de outra indicação anterior, no ano de 1996 com o curta “The End”

O grande diferencial no trabalho de Landreth é o que ele mesmo chama de psicorrealismo. Trata-se de um recurso de comunicação visual onde existe uma relação direta entre a aparência do personagem e seu sentimento ou suas vontades, apresentando uma leitura onde o conteúdo e a estética se completam. É uma visão surrealista que tenta abordar o espectador de uma forma veemente, por vezes se tornando perturbador.

Ryan

Seus personagens são construídos baseados em um conceito de realidade, como no caso de Ryan Larkin, animador cuja história é retratada no curta vencedor do Oscar de 2004. Entretanto ao mesmo tempo existem deformações óbvias que retratam as emoções do personagem, ao longo do vídeo podemos notar essa relação de forma muito evidente.

The End

The End, animação de 1996 tem um roteiro onde essas relações com a psique são bastante evidentes. O curta apresenta personagens surrealistas que descobrem que são parte de uma animação e um animador controla seus destinos. Então, ao tentar decidir um fim para sua história o próprio animador se descobre como um personagem de sua própria animação.

Bingo, The Clowno

Em Bingo, The Clowno, de 1998, Landreth explora a passividade humana em relação à situação de imposição. Inspirado em uma peça de teatro o curta apresenta um personagem em um picadeiro de circo, onde um palhaço repete múltiplas vezes a frase “Você é Bingo, Bingo o palhaço”. O efeito tanto no protagonista quanto no espectador é de perturbação.

The Spine

De 2009 é um dos trabalhos mais recentes do diretor desenvolve um lindo trabalho explorando as mesmas características de seus trabalhos anteriores.

Com certeza vale a pena dar uma olhada no trabalho desse renomado artista, pois é sempre uma ótima fonte de inspiração. O que acharam?

Alberto Vosgerau Neto

Alberto Vosgerau Neto

Alberto é estudante de Design na UTFPR e Freelancer 3D. Você pode conferir seu trabalho em avndesign.blogspot.com

Conteúdo relacionado

Comentários