Marimekko
A Marimekko foi criada em 1951, é uma empresa têxtil finlandesa de design de vestuário. Pelo menos no início era de vestuário, atualmente acredito que design de superfície é adequado graças ao desenvolvimento de uma grande grama de produtos. Ela é conhecida e reconhecida por suas estampas e cores originais, sempre alegres e divertidas.
Localizada em Helsinque, a empresa projeta e fabrica roupas de alta qualidade, tecidos de decoração de interiores, bolsas e outros acessórios; há tempos seus produtos são objetos de desejo entre fashionistas, designers, arquitetos e decoradores.
Tudo começou com a vontade de explorarem as “printed textiles”. Vontade de produzir estamparia misturando a tradição de estampar com o desejo de trazer a arte e os artistas para esse ramo. Os traços finlandeses característicos estão bem presentes nos seus grafismos.
A fama das roupas da marca, principalmente da sua linha prêt-à-porter feminino, veio dos anos 1960, quando Jaqueline Kennedy era praticamente sua garota propaganda, de tão fiel que era. Ela usou oito vestidos da marca durante a campanha presidencial do seu marido John Kennedy. Nessa mesma época foi lançada com sucesso internacional a estampa floral Unikko, da designer Maija Isola. Nos anos 90, a marca foi bastante divulgada na série Sex and The City pois a Carrie Bradshaw, personagem fashionista de Sarah Jéssica Parker, usou algumas de suas peças durante as temporadas.
Mais recentemente a marca fez parcerias com a H&M, em 2008, e com a Converse, em 2011, o que auxiliou ainda mais na divulgação e reconhecimento da Marimekko no mercado internacional atual.
Hoje eles são 35 designers responsáveis, cada um com o seu estilo e especialização, além da equipe enorme responsável pela estamparia dos tecidos e pelo processo de produção e pós-produção dos produtos diversos.
Vale a pena visitar o site da marca: www.marimekko.com
Nele é possível visualizar e saber onde adquirir roupas, objetos de decoração de interiores (vasos, copos, xícaras, pratos, pufes, almofadas, cadernos, toalhas, papéis de parede, bules), bolsas, mochilas, necessaires e acessórios.
No site também há a separação das estampas por temas desenvolvidos, e além disso um sistema ótimo de busca de presentes no qual o cliente escolhe diversos fatores, como cor, tipo e tamanho da estampa, formalidade da peça, preço, e outros; assim o site combina as informações e busca o que existe de mais parecido para transformar seus desejos em um presente ideal. Prático, né ?
“Trazendo cor e contraste para a vida das pessoas”.
“Mãos precisas e olhos treinados”.
“Criando peças usáveis e divertidas.”
Essas são algumas frases presentes no próximo link. Esse vídeo mostra o processo de produção da Marimekko na sua enorme mesa de produção. O processo serigráfico é feito de forma automatizada, com muita tecnologia e presença humana (de profissionais especializados).
A mesa possui um sistema que movimenta o tecido, uma esteira; as telas são erguidas automaticamente quando o profissional coloca a tinta; em seguida as telas são abaixadas e a máquina puxa a tinta, imprimindo no tecido. Como é uma empresa muito bem estruturada, provavelmente a mesa é à vácuo também, com furinhos abaixo do tecido que o puxam para baixo, garantindo tensão em toda a área a ser estampada.
O processo todo é muito rápido, detalhado e bonito de ver. Nesse ritmo, a marca produz 1.1 milhões de metros de tecido por ano.
Esse outro vídeo fala sobre a parceria com a Converse. Mostra em 3 minutos como e porque a marca foi criada, narrado pela designer Noora Niinikoski, passa pelas imagens dos produtos feitos no início da marca, mostra o processo produtivo, os rolos, os tecidos, a impressão em si, e claro, fala sobre a parceria com a converse no desenvolvimento dos tênis femininos (que vêm acompanhados de sacolinhas tão bonitas e estampadas quanto os tênis).
Por esses e outros tantos motivos procure saber mais sobre a Marimekko.
Referências
- http://www.marimekko.com/
- http://www.marimekko.com/village/#filter=.stories
- http://iloveprints.com.br/moda-mais/converse-%E2%99%A5-marimekko/
- http://vogue.globo.com/paristododia/2012/05/nos-bastidores-da-iconica-marimekko/
- http://www.youtube.com/watch?v=xY8QoWl_SdI
- http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vV9b_288DnU
Comentários
Os comentários estão encerrados.