Nala Designs
O post de hoje é sobre uma marca tão delicada quanto a do post anterior, mas com um foco maior em representar os símbolos, a estética e as tradições da cultura local. Nala Designs foi criada por Lisette Scheers, o termo Nala significa “sucesso” na cultura suaíli, e é também o nome de sua filha.
As suas estampas começaram com inspiração em Singapura, e continuaram se baseando e se aprofundando na cultura da Malásia, China e Índia. Seu trabalho inicial foi o Pretty in Peranakan, feito para relembrar a antiga arte da escrita (o ato de escrever cartas e ter amor pelas palavras) e prestigiar as coloridas porcelanas chinesas, uma coleção lindíssima de artigos para papelaria. As ilustrações foram feitas à mão, elas representam símbolos considerados auspiciosos na tradição chinesa, com o predomínio de cores solares e alegres, que foram aplicadas em cartões para desejar feliz aniversário, dar parabéns por diversos motivos ou portar um pedido de desculpas. As estampas, posteriormente, tiveram aplicações em toda uma linha de produtos.
A marca começou produzindo artigos e acessórios de papelaria, mas com o tempo incluiu também artigos para a casa, como tecidos, panos de prato, guardanapos, almofadas, e acessórios como bolsas e necessaires. Lisette também se preocupa com a sustentabilidade de seu processo de produção, por isso, imprime seus produtos de papelaria em papel reciclado, e utiliza tinta de soja.
Lisette explica em cada estampa qual foi a sua inspiração e qual o significado de cada símbolo utilizado na mesma, em algumas a inspiração é uma história antiga ou uma tradição. No caso da estampa Blue Willow, por exemplo, trata-se de uma história de amor chinesa, na qual o casal morre, mas os deuses impressionados com a força do amor deles, os faz reencarnarem em forma de pássaros, e assim, eles podem voar, subir ao céu, passear livremente, e viver o seu amor para sempre.
A marca busca não incluir elementos apenas decorativos, a inspiração nas tradições associa os elementos geométricos, os padrões estilizados de folhas e flores, e as cores para difundir sua herança, sua crença, e os significados por trás de um motivo (desenho da estampa). Nala quer homenagear a rica e diversificada cultura da qual faz parte.
Comentários
Os comentários estão encerrados.