O que está acontecendo com os cartazes de filme?

Por Zeh Fernandes

Há não muito tempo atrás, existiu uma época onde os cartazes de filmes eram cobiçados, corria-se para o cinema mais próximo para conseguir um exemplar logo que terminava a exibição do filme. Nessa época também, você escolhia o que ia assistir pelos cartazes exibidos ali no cinema e você perdia horas olhando para aquelas peças cuidadosamente trabalhadas, com um apelo estético e comunicativo fantástico. Poeticamente elas representavam todo o espírito e atmosfera do filme, uma masterpiece do trabalho de um designer gráfico.

Mas o lapso criativo de hollywood também chegou ao cartazes de filmes, eles são cada vez mais preguiçosos e genéricos, é possível dizer que existe um template padrão para cada gênero de filme.

Screen Shot 2014-01-14 at 9.57.55 AM

Personagem principal encarando o caos

Screen Shot 2014-01-14 at 9.59.09 AM

Beijo Apaixonado

O canal GoodBadFlicks conta esta história no vídeo acima. Como quase todos os posters hollywoodianos utilizam cabeças flutuantes, cores complementares, personagens de costas em um conjunto de soluções preguiçosas.

friday13

Comparação do antigo cartaz com o remake.

O vídeo aponta como culpado para essa decadência o foco das produtoras em investirem na produção dos trailers e destinarem pouca verba a concepção dos cartazes.

good

Cartazes bem produzidos com o espírito do filme.

Se você ainda é um amante de cartazes cinematográficos é melhor se afastar de hollywood, ou voltar no tempo, um pouco, e curtir o famoso período dos cartazes cubanos, produzidos de 1960 até início dos anos 90. Onde por uma lei nacional todos os filmes estrangeiros precisavam de um cartaz próprio produzido dentro de cuba.

Zeh Fernandes

Zeh Fernandes

Coordenador do Projeto Cliche e Estudante de Design Gráfico na UTFPR. Seu portfolio pode ser acessado em www.zehfernandes.com

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.

O que está acontecendo com os cartazes de filme?

Por Zeh Fernandes

Há não muito tempo atrás, existiu uma época onde os cartazes de filmes eram cobiçados, corria-se para o cinema mais próximo para conseguir um exemplar logo que terminava a exibição do filme. Nessa época também, você escolhia o que ia assistir pelos cartazes exibidos ali no cinema e você perdia horas olhando para aquelas peças cuidadosamente trabalhadas, com um apelo estético e comunicativo fantástico. Poeticamente elas representavam todo o espírito e atmosfera do filme, uma masterpiece do trabalho de um designer gráfico.

Mas o lapso criativo de hollywood também chegou ao cartazes de filmes, eles são cada vez mais preguiçosos e genéricos, é possível dizer que existe um template padrão para cada gênero de filme.

Screen Shot 2014-01-14 at 9.57.55 AM

Personagem principal encarando o caos

Screen Shot 2014-01-14 at 9.59.09 AM

Beijo Apaixonado

O canal GoodBadFlicks conta esta história no vídeo acima. Como quase todos os posters hollywoodianos utilizam cabeças flutuantes, cores complementares, personagens de costas em um conjunto de soluções preguiçosas.

friday13

Comparação do antigo cartaz com o remake.

O vídeo aponta como culpado para essa decadência o foco das produtoras em investirem na produção dos trailers e destinarem pouca verba a concepção dos cartazes.

good

Cartazes bem produzidos com o espírito do filme.

Se você ainda é um amante de cartazes cinematográficos é melhor se afastar de hollywood, ou voltar no tempo, um pouco, e curtir o famoso período dos cartazes cubanos, produzidos de 1960 até início dos anos 90. Onde por uma lei nacional todos os filmes estrangeiros precisavam de um cartaz próprio produzido dentro de cuba.

Zeh Fernandes

Zeh Fernandes

Coordenador do Projeto Cliche e Estudante de Design Gráfico na UTFPR. Seu portfolio pode ser acessado em www.zehfernandes.com

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.