Design e Responsabilidade Social
Pense rápido em três objetos conceituados em termos de design. Pensou? Agora pensa aí no custo médio de cada um deles, nas funções que desempenham e a que público se destinam.
Esse pequeno exercício atenta ao fato de que grande parte – se não a maioria – da produção de design pelo mundo é destinada a camadas mais altas da sociedade que correspondem à pequena parcela de 10% da população mundial.
Dentro desse contexto surgiu, por volta das décadas de 60 e 70, o movimento Design With the Other 90%, composto por profissionais que acreditam que o design é capaz de combater a pobreza – transformando realidades e até salvando vidas de nada menos que os outros 90% de indivíduos no mundo – e provam essa crença com projetos inovadores que trouxeram melhorias para diversas comunidades ao redor do mundo.
Acontece nesse ano em Nova York a segunda edição (a primeira foi organizada em 2007) da exposição que apresenta projetos dessa natureza, Design With the Other 90%: Cities. O tema desse ano abrange soluções de planejamento urbano de baixo custo e muitas vezes bastante simples, que de alguma forma trouxeram maior qualidade de vida e moradia para comunidades marginalizadas.
Na página do movimento estão disponíveis maiores informações sobre estes projetos, entre vários outros, não menos incríveis apesar de sua simplicidade. Para conhecer melhor, é só acessar: designother90.org
A exposição deve seguir viagem internacional a partir de Fevereiro de 2012. Resta esperar que o Brasil – que é palco para alguns exemplos que estão sendo exibidos – figure também no itinerário que, por hora, permanece desconhecido.
Comentários
Os comentários estão encerrados.