header

O conceito de estratégia, em grego strateegia …

Por Gui Santos

O jogo de estratégia mais conhecido e popular talvez seja o Age of Empires, mas nesse texto vou falar mais sobre um grupo mais específico de games desse gênero. Neste mês e no próximo serão lançados grandes jogos de estratégia – Europa Universalis IV (lançado nesse terça-feira!) e Rome II Total War – e com certeza irão disputar atenção nesse período.

 

Europa Universalis e Paradox

A Paradox é um estúdio que já se tornou referência quando o assunto é jogos de estratégia. Normalmente, os games dessa produtora são produzidos com grande detalhe e fidelidade histórica. Claro que isso não foi diferente no seu último lançamento.

Europa Universalis IV é um grande jogo de estratégia, a Paradox conseguiu superar a versão anterior. O que vem agradando a crítica nessa quarta versão do game é o fato do estúdio ter conseguido criar algo que facilita que novos players conheçam o gênero e, ao mesmo tempo, sem desagradar os fãs hardcore nem um pouco.

01

O jogo continua bem complexo e com muitas decisões para o jogador tomar, mas os desenvolvedores melhoraram a interface do game, fazendo com que o jogo não assuste mais ninguém. Isso tornou as consequências das decisões mais transparentes, o que não significa que estão mais simples.

Se você está acostumado com Age Of Empires e similares, vai notar a grande diferença na ênfase desse tipo de jogo. Nos jogos de estratégia, o maior foco é no combate entre os jogadores, o que torna o game uma rotina de administrar recursos e lutar.

Em Europa Universalis, o jogador precisa fazer mais. A administração de recursos é bem mais complexa e a diplomacia tem um papel muito importante. O combate é inclusive dispensável em várias situações. Além disso é você mesmo quem tem que criar o seu objetivo, o jogo não irá te dizer o que fazer.

 

Rome total war II e série total war

A série Total War se popularizou em 2004 com a primeira versão de Rome: Total War. E em setembro a Creative Assembly irá lançar uma nova versão desse jogo e a expectativa da imprensa e dos jogadores é alta. Para se ter uma ideia, a desenvolvedora do game divulgou que será necessário 35 GB de espaço no HD do seu computador!

Diferente do Europa Universalis, a série Total War é focada na experiência da batalha. Mas nem um pouco semelhante a Age of Empires, onde a maioria das vezes a quantidade vence. Em Total War, mais do que o número de soldados o jogador precisa levar em conta outros fatores como o terreno, atacar pelos flancos, certos tipos de unidades têm vantagens sobre outras, armas de cerco, etc. O combate no jogo é muito mais tático que em Age of Empires.

02

Essa série também traz aspectos de diplomacia e micro-administração de recursos bem complexas que garantem o sucesso do jogador, além da fidelidade histórica como Europa Universalis. Mas, diferente do jogo da Paradox, Rome Total War é um jogo por turnos, o que facilita muito para a administração do jogador.

Os jogos de estratégia não são tão populares quanto os games de FPS e RPG, mas proporcionam experiências bastante recompensadoras para os jogadores. Principalmente pelo fato de as ações do player terem grande repercussão no jogo, pois a sorte dificilmente influencia nos resultados. Logo, quando se obtém um sucesso na partida, a sensação de gratificação é bem maior do que em outros jogos.

Europa Universalis e Rome Total War estão dentro de um sub-gênero de jogos de estratégia bem mais complexos do que estamos acostumados. Esses jogos podem até assustar de início, mas propõem novas formas de lidar com as experiências do jogador.

 

Se interessou? Leia mais isso aqui …

 

Gui Santos

Gui Santos

Um quase ex-aluno do Design da UTFPR, agora vai! Leva jogos a sério demais e acha que Han Solo atirou primeiro.

Conteúdo relacionado

Comentários