1

Fotografia de Interiores

Por Ana Paula Guimarães

Quando vejo fotografias em revistas de decoração, fico imaginando como espaços tão pequenos  podem parecer tão grandes e com tantos detalhes. Hoje por tanto, desvendaremos essa capacidade das técnicas de fotografia ampliarem o visual.

Imagem: Agencia Kapta

O primeiro ponto a se tratar é o equipamento. Sem o uso de lentes com um ângulo de captura grande, dificilmente é possível explorar ao máximo uma imagem. Neste caso, podemos abandonar o trato com a fidelidade ao real e usar de técnicas para deixar a foto mais bonita e artística. O principal fator é a iluminação, e isso deve começar no projeto do designer, um luminotécnico bem elaborado é muito importante  para valorizar o ambiente e posteriormente a foto.

Ambiente por: Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande

Uma iluminação adequada em um  ambiente bem decorado e  harmonioso facilita a vida do fotógrafo. Em algumas  ocasiões o uso do flash rebatido é importante, em outras a velocidade do obturador lento em conjunto com o uso do tripé deixará a foto naturalmente bonita, mas tudo depende do objetivo do designer e fotografo.

Imagem: Agencia Kapta

Uma iluminação natural pode ser usada, por exemplo, para criar fotografias de ambientes mais aconchegantes. Texturas e materiais existentes nos ambientes se comportam diferentemente a cada tipo de iluminação. Um outro fator não menos importante, é a parceria entre o fotógrafo e o designer para a  execução das fotos. O profissional de design deverá orientar o fotógrafo quanto aos pontos principais do projeto e o que deseja priorizar e ocultar. É indicado também, estar atento no enquadramento e na composição da foto.

Ambiente por: Monica Belich Katz e Giuliana Soncin. Foto: Gerson Lima

Podem ser considerados como  elementos que devem ser priorizados no enquadramento objetos diferenciados como enfeites, objetos de época, decorativos e detalhes em geral.  Texturas e cores contrastantes, linhas retas e curvas, simetrias e luz tambem recebem um olhar especial.

Depois da foto tirada é a hora dos retoques. E atenção, nessa hora deve se tomar muito cuidado, o uso de retoques exagerados pode descaracterizar a foto. Um bom fotógrafo de interiores é aquele que consegue uma foto completa, une o olhar do designer com o olhar do fotográfo.

Ambiente por: Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande

Uma boa foto de interiores, consegue vender o trabalho tanto do fotografo quanto do designer. Esta foto deve conter elementos singulares, que chame a atenção de clientes, decoradores e admiradores deste campo.

Fonte: Jokullinn

Ana Paula Guimarães

Ana Paula Guimarães

Estudante de Design Gráfico na UTFPR e irá fazer Especialização em Design de Interiores. Tem paixão por Design e já fez de tudo um pouco.

Conteúdo relacionado

Comentários