capa

Jonathan Ive

Por Raphael T. Inoue

O espaço “Designers que você deveria conhecer” do site da Revista Cliche tem a proposta de trazer mais informações sobre profissionais que foram ícones em suas épocas, e que são marcos na construção do design como conhecemos hoje. Então, hoje falarei mais sobre Jonathan Ive.

 

Breve biografia

Jony Ive nasceu no dia 27 de Fevereiro de 1967, na cidade de Londres na Inglaterra. Ele participou da Fundação da Escola de Chingford, a Walton High School, e sua permanência fez com que aprimorasse muito as suas técnicas e habilidades de desenho. Depois disso, foi estudar desenho industrial na Newcastle Polytechnic (atual Universidade de Northumbria).

Desde os seus 14 anos de idade, o inglês tinha interesse em desenhar e fazer coisas e sempre tinha um projeto em mente. Mas mesmo com todos esses interesses ele nunca teve certeza exata do que queria fazer, porque seus interesses era muito amplos: de jóias a móveis, de barcos a carros. Porém, depois de conhecer vários designers e conversar com estes, foi atraído para seguir carreira no design de produto.

Depois que terminou a faculdade, e com alguns prêmios na bagagem da Royal Society of Arts, ele cofundou a Tangerine, uma empresa de design que se tornou consultora da Apple Inc. Em 1992 mudou-se para a cidade de San Francisco para trabalhar na Apple Inc., onde quatro anos mais tarde foi promovido à chefe do departamento de design. Desde então, criou vários produtos de sucesso conquistando o respeito de seu chefe, Steve Jobs, e dos consumidores de uma das maiores marcas mundiais.

O que poucos sabem é que Jonathan Ive estava prestes a sair da empresa, quando assistiu uma palestra com o retorno de Steve Jobs onde o executivo falou: “nosso objetivo não é apenas ganhar dinheiro, mas fabricar grandes produtos”. Com esta frase, Jony Ive reconsiderou sua demissão e ficou, criando uma das maiores parcerias da indústria da tecnologia.

Jony Ive e Steve Jobs: uma das maiores parcerias da indústria da tecnologia

Jony Ive e Steve Jobs: uma das maiores parcerias da indústria da tecnologia

Esse trabalho quase que artesanal é um dos grandes trunfos dos produtos da Apple Inc. O trabalho é assim considerado porque todo produto passa por uma grande quantidade de avaliações até ser aprovado para ser lançado no mercado.

Os primeiros protótipos são apenas modelos de espuma criados no computador e pintados para parecerem o mais real possível. Vários modelos diferentes são apresentados por reunião e entre um outro minúsculas diferenças, mas que sob o olhar da Apple são grandes diferenças.

Jony Ive mostra um protótipo do Macbook

Jony Ive mostra um protótipo do Macbook

 

Os projetos de Ive

O primeiro projeto de Jony Ive foi o design de tomadas e conectores para o Macintosh original, mas o primeiro projeto que realmente marcou o público foi o iMac G3, em 1998. O sucesso do produto foi tão grande que várias outras empresas criaram produtos com a mesma ideia: uma parte translúcida e colorida.

iMac 3G, criado em 1998, criou tendências no mercado

iMac 3G, criado em 1998, criou tendências no mercado

Dentre os produtos criados pelo designer inglês destacam-se o MacBook Pro, iMac, Macbook Air, iPod, iPod Touch, iPhone, iPad, iPad Mini e, mais recentemente, o iOS 7.

04

Macbook Pro

05

Macbook Air

06

iPod Touch

07

iPhone

08

iPad e iPad Mini

09

iOS 7

 

Conclusão

No ano de 2012, Jony Ive recebeu o título de Comendador Britânico, popularmente conhecido como Cavaleiro, e passou a ser chamado de Sir. Jonathan Ive. Atualmente, com a morte de Steve Jobs, Ive é vice-presidente sênior da empresa da maçã.

O sucesso dos produtos criados pela Apple Inc., principalmente na parceria entre Jony Ive e Steve Jobs, fez com que a questão minimalista fosse uma questão chave na criação dos demais produtos da empresa. Atualmente ele é um dos homens mais poderosos e respeitados na Apple e no ramo do design industrial. Caso você tenha contato com um produto da Apple, lembre-se de agradecer a este guru do design e não apenas a Steve Jobs.

Raphael T. Inoue

Raphael T. Inoue

Gestor da Revista Cliche e graduado em Design Gráfico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atualmente navega nos mares relacionados a Empreendedorismo, Fotografia e Gestão.

Conteúdo relacionado

Comentários