Dia Internacional da Animação

Por Ulisses Candal

No dia 28 de outubro de 1892, no Museu Grevin em Paris, o frances Émile Reynaud realizou a primeira projeção de imagens animadas para uma platéia. Por isso a data de 28 de outubro foi instituída como o Dia Internacional da Animação.

Para comemorar esse dia ocorre uma mostra de curta-metragens animados em mais de 30 países, como a França, Canada, Estados Unidos e o Brasil. São apresentados dois blocos de curtas, cada um com cerca de uma hora, um é voltado ao público infantil e outro a um público mais adulto. Só no Brasil serão centenas de cidades participantes, dessas 13 paranaenses.

Em homenagem a esse dia especial a animação da semana é a Fantasmagorie, feito pelo francês Émile Cohl, em 1908. Esse foi o primeiro desenho animado projetado através de um projetor de filmes moderno. O filme tem parte de live action, onde aparece a mão do artísta, e explora muito um dos recursos primordiais da animação: a transformação (morph), onde vemos por exemplo, uma garrafa de vinho se transformando em uma flor.

Para quem mora em Curitiba, pode conferir a amostra na Cinemateca, às 19h30.

A programação completa e os demais locais onde ocorrerá a amostra estão no site do evento: www.abca.org.br

Ulisses Candal

Ulisses Candal

Ulisses é estudante de Design Gráfico na UTFPR, trabalha com audiovisual e é fã de animação.

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.