capafoto

Fotografia e design caminham juntos

Por Guto Souza

Sendo “Clichê” o nome da revista eu não poderia ter encontrado um título melhor para esse post.

Fotografia e Design caminham juntos desde que nasceram, no século XIX. Deram as mãos, cresceram amigos, e hoje o mundo está assim: cheio de designers que querem ser fotógrafos e fotógrafos que querem ser designers. Profissionais mais pretensiosos afirmam excelência nas duas áreas: “Zequinha Foto & Design”.

É corriqueiro que leigos (e entendidos) misturem os dois termos. Pudera, as semelhanças técnicas são inúmeras: contraste, ritmo, equilíbrio… Artifícios que, na verdade, pertencem ao grande grupo das artes visuais.

A diferença fundamental está no conceito. O Design é, declaradamente, pragmático. A Fotografia permite-se ser subjetiva. Sendo assim, o Design tem um apelo mais comercial, enquanto a Fotografia possui a veia artística mais latente.

“Sem o projeto não há como o design estabelecer uma relação com a tecnologia e com a arte, a não ser como um exercício aleatório repleto de puro tecnicismo ou do livre fazer criativo”.

(MOURA, Mônica. Design, Arte e Tecnologia. 2005)

Obviamente isso não é regra. Existe muita foto em catálogo, e layout em museu. Fotógrafo e designer transitam constantemente entre o ser artístico e o comercial. Talvez por isso sejam forte referência um para o outro. Exemplos claros dessa influência são o trabalho da fotógrafa Kai Ziehl e o do designer Anthony Neil Dart.

Design na Fotografia

Fotografia no Design

Há de se entender, no entanto, que cada profissional tem suas competências e objetivos. Com uma câmera na mão, o designer dificilmente consegue fazer cliques mais sensíveis, mais reveladores que os do fotógrafo. Vide, por exemplo, o livro “The Graphic Eye”, que reúne imagens captadas por 120 grandes nomes do Design Gráfico. Sequências esteticamente incríveis, mas conceitualmente superficiais. Já o fotógrafo, que aplica tão bem as regras de composição em suas imagens, quando tenta fazer o cartaz da exposição… Que lástima!

Por isso creio que o Zequinha, citado lá em cima, ou é um prodígio ou é meia-boca nas duas coisas que faz. Fotografia e Design caminham juntos, mas são disciplinas distintas. Sendo trabalhos criativos, a principal relação entre os dois é se retroalimentar. Daí a importância de se falar sobre Fotografia em uma revista de Design.

Guto Souza

Guto Souza

Guto Souza nasceu e vive em Curitiba. Publicitário por formação e fotógrafo por paixão. Clica diferentes temáticas e linguagens em busca das suas próprias. Seus textos sobre Fotografia são publicados aos sábados, quinzenalmente.

Conteúdo relacionado

Comentários