1

O retrato da sutileza por Gabriella Barouch

Por Sany Alice

Emocionante, autêntico e passível de conquistar pessoas pertencentes aos mais diferentes contextos ao redor do mundo: assim classifico o trabalho da designer e ilustradora israelense Gabriella Barouch. Dona de um traço leve e fiel a uma paleta composta basicamente por tons pastéis, o estilo criado por ela não só a permite transitar com graça entre o lúdico e o surreal como também transporta o espectador delicadamente para dentro de um universo paralelo todo seu. Tudo que faz, segundo ela, é transformar sentimento e música em imagens.

Gabriella Barouch formou-se em Jerusalém pela Bezalel Academy of Art and Design e hoje vive em Paris, trabalhando como freelancer principalmente com ilustração editorial. Se declara fã da Mulher Gato, d’As Aventuras de Tintim e de Winsor McCay, além de ser colecionadora de brinquedos e encantada pelo vintage.

A riqueza de detalhes e as incríveis texturas com as quais a ilustradora resolve as superfícies são um espetáculo à parte.  Outra característica que chama muito a atenção nos trabalhos de Gabriella é a relação de intimidade que pode ser sentida entre os personagens retratados por ela em cada uma de suas ilustrações. São seres que parecem imersos em uma realidade de sonho e são capazes de despertar, ao mesmo tempo, ternura e estranheza.

Vários foram os prêmios recebidos até o momento em reconhecimento do talento da ilustradora. Em um trabalho incrível realizado em 2012 (que pode ser visto aqui), selecionou pontos específicos de Jerusalém que possuem significados especiais para ela, criando um delicado registro de sua perspectiva sobre a cidade, o que lhe rendeu o título de Artist of the Season da Jerusalem Season of Culture desse mesmo ano. 

Não à toa, Gabriella Barouch vem conquistando admiradores de seu trabalho por onde quer que ele passe. Estão aí facebook, twitter, flickr e, claro, o site da moça, que não me deixam mentir: é amor certo à primeira espiadela de portfolio.

Sany Alice

Sany Alice

Sany Alice cursa o 8º período de Design na UTFPR. Gosta de Cazuza, sorvete e de coisas bonitas, seja lá o que isso signifique.

Conteúdo relacionado

Comentários