LegoColorBricks

LEGO para quem precisa

Por Sany Alice

Completando 80 anos de história em 2012, a LEGO orgulha-se de ter seus brinquedos espalhados por mais de 130 países e estar (ou ter estado) presente na infância de uma parcela considerável de crianças ao redor do globo. Os tijolinhos que, com um pouco de criatividade, são capazes de dar origem a diversas formas que podem ser montadas e desmontadas infinitas vezes, jamais deixam de despertar interesse nos pequenos (e não apenas neles).

Detentores de forte apelo lúdico e emocional, não é à toa que os blocos coloridos sirvam também como fonte de inspiração para uma série de produtos.

Luminárias lançadas pela Luxit (de Alberto Basaglia e Natalia Rota Nodari).

Fones de ouvido, da Elecom.

Mas não foi o apelo lúdico – tampouco o emocional – incrustado no lego o fator inspirador do produto que merece os holofotes deste post. Foi a facilidade e eficiência de montagem proporcionadas pelo sistema de encaixe das peças de brinquedo. O UNICEF Brick é uma criação de designers da coreana Psychic Factory para levar ajuda a refugiados, vítimas de quaisquer situação de emergência, e consiste em uma embalagem de suprimentos pra lá de funcional.

UNICEF Brick.

A ideia é abastecer essas peças com suprimentos e enviá-los às populações prejudicadas. Quando o alimento é consumido, as embalagens podem ser preenchidas com terra ou areia e, por fim, usadas como tijolos para construção de abrigo provisório até que haja condições de construção de moradias definitivas.

Modo de uso das embalagens.

Sistema de encaixe para construção dos abrigos.

O UNICEF Brick ainda está em fase de testes e aperfeiçoamento, mas seus idealizadores estão otimistas, e acreditam que poderá ser fabricado em breve. Super iniciativa para prestar socorro com mais rapidez a quem precisa.

Sany Alice

Sany Alice

Sany Alice cursa o 8º período de Design na UTFPR. Gosta de Cazuza, sorvete e de coisas bonitas, seja lá o que isso signifique.

Conteúdo relacionado

Comentários