FIG 12 - Susana del Baño

Estampado por natureza

Por Bruna Bonifacio

A natureza sempre foi tema nas criações de design de superfície. Muito presente, ela é inspiração para cores, estampas, texturas, relevos e afins. Na indústria da moda, sabe-se que é rentável produzir ao menos uma estampa liberty por coleção. Liberty é aquela estampa floral, delicada, romântica e clássica, criada e produzida desde 1861 pela Liberty of London, que lhe deu o nome. As estampas florais são tão populares que é garantida a sua venda, e por isso, a sua produção é constante.

Estampa de Wagner Campelo

Estampa do livro “The Grammar of Ornament”

Ateliê, Calu Fontes

Neiman Marcus

Na mesma época, muitas padronagens florais e inspiradas na natureza foram produzidas por William Morris, e utilizadas para estampar tecidos, papéis, tapetes e tapeçarias. Morris tinha como referência os pré-rafaelitas e buscava representar ideias sobre a natureza através da claridade dos contornos e das cores luminosas.

William Morris, 1878

 

Cadeira com estampa de William Morris

William Morris

William Morris

Outra estampa floral muito conhecida é a Unikko, da Marimekko. Criada em 1960, ela é a padronagem que fez mais sucesso, e a partir da qual o público reconhece e se identifica com a marca. Ela foi muito utilizada em produtos feitos em parcerias com marcas cosméticas e afins, e adaptada também para diversas outras aplicações.

Marimekko, estampa Unikko

A textura e o relevo de elementos da natureza foram material de estudo e inspiração para a criação da Botanica, uma linha de objetos produzidos com polímeros naturais extraídos de plantas. A Formafantasma  se inspirou em técnicas antigas da própria botânica para identificação e classificação das plantas em comestíveis, medicinais ou venenosas, e como resultado, obtiveram vários produtos com texturas orgânicas ou surreais, com acabamento arcaico e contemporâneo.

Botanica, de Formafantasma

A Sprout Table é uma mesa criada a partir dos seguintes conceitos: padrões tradicionais usados na tecelagem, longa duração de móveis artesanais e a fácil manipulação de brotos comestíveis. A mesa explora o design de superfície tradicional (uso da padronagem) e sensorial (relevos na superfície, tato, olfato, paladar, visão).

Sprout Table

 

Sprout Table

Sprout Table, de Lena Louisa Meyer

Por último, um projeto que leva a padronagem a outro nível. O Patterned by Nature (“estampado pela natureza”), foi um projeto encomendado pelo Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte, e produzido por Plebian Design, Hypersonic Engineering & Design, Patten Studio, e Sosolimited.

Patterned by Nature

Os padrões abstratos e complexos retratam a natureza por meio de nossas percepções. É interessante ver como o nosso universo, a natureza, seus movimentos e sons, tem semelhanças e podem ser representados em padrões.

Patterned by Nature from Sosolimited on Vimeo.

São 10 metros de altura e 9 metros de comprimento, 3.600 telhas de LCD, dispostas no átrio do museu, ocupando 5 andares. São 20 programas diferentes, eles vão desde o barulho e movimento das nuvens ao cair das gotas da chuva ao movimento de pássaros. As trilhas sonoras complementam o projeto ao dar pistas ao visitante sobre o que está sendo representado nos pixels.

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários