Deep Surface
Exposição organizada por CAM Raleigh, teve como tema a re-emergência do ornamento e da padronagem ao longo dos últimos 15 anos. Seu período de exibição foi de 24 de setembro de 2011 a 02 de janeiro de 2012.
Composta por 6 seções temáticas (Amplification, Everyday, Kit-of-Parts, Inheritances, Elaboration, Fantasy), são 72 obras de 42 designers e artistas internacionais, como os Irmãos Campana, Marian Bantjes, Irmãos Bouroullec, Vik Muniz e tantos outros.
Os trabalhos vêm das áreas de design gráfico, produto, moda, mobiliário, digital e arquitetura; elas falam sobre a relevância e a difusão da padronagem e do ornamento hoje.
As linguagens híbridas utilizadas nos trabalhos fazem uma relação de equivalência com o ritmo rápido e intenso com o qual acontecem as trocas no mundo contemporâneo.
As curadoras da exposição, Denise Gonzales Crisp (professora na North Carolina State University College of Design) e Susan Yelavich (professora na Parsons em New York), compreendem o ornamento como um excitante novo capítulo da rica história da comunicação visual. Elas procuraram reunir obras engenhosas, surpreendentes, sofisticadas e inovadoras para que através delas fosse possível afirmar que o ornamento e a padronagem são relevantes como forma de expressão e também para a qualidade de vida de cada dia.
“O reconhecimento de padrões pode ser inato, e necessário para lidar com a complexidade… Quando reconhecemos as relações entre as coisas, nós interpretamos o que vemos, e adicionamos outras camadas de significado que embelezam e corroboram nossos encontros. Em certo sentido, podemos adicionar camadas de ornamento. E quando artistas e designers utilizam ornamento para traduzir suas percepções em artefatos ou lugares, que o ornamento torna-se uma extensão de seus mundos, como o filósofo Gianni Vattimo sugere, uma extensão para outros mundos possíveis.”
“Designers contemporâneos, que usam ornamento como seu meio de troca, oferecem-nos contos sobre objetos-contos tecidos a partir de suas próprias experiências, fez ainda mais forte por sua abertura às influências externas. Ornamento e padrão, em seguida, contar histórias. Eles precisam ser lidos.”
No site da exposição pode-se ler um texto breve porém muito instrutivo, no qual as curadoras falam sobre a história do ornamento e da padronagem, mostrando a sua relação com design, arte e arquitetura; além da explicação das obras expostas e o motivo por estar na categoria escolhida.
Vale a pena conferir e buscar mais informações sobre os trabalhos dos designers e artistas.
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