Calango!

Por Wagner Regis

O curta metragem Calango! foi uma produção dirigida por Alê Camargo, e realizada com a participação de jovens durante a 1ª Oficina de Animação 3D, em Brasília, na OZI Escola de Audiovisual, em 2007. A história retrata a perseguição de um pegueno calango faminto, atrás de um grilo. A narrativa, seguindo um ritmo a la Tom & Jerry, ficou a encargo dos alunos do curso, que em conjunto realizaram o roteiro, e posteriormente, cada equipe produziu uma das cenas, desde o storyboard a modelagem final.

A proposta da oficina, além de ensinar o software de modelagem e animação 3D, Maya, foi, também, simular uma produção real de um curta animado. Com os direitos de uso, o choro “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo, conduzindo o ritmo da aventura. Dessa maneira, muito mais que uma animação divertida e bem desenvolvida, convém observar a qualidade profissional que temos em nosso país, não apenas virando os olhos para o que vem de fora e acreditar que temos produções boas e de qualidade, apesar de não haver tanta divulgação por parte da mídia. O curta foi finalizado a tempo de participar do 15º Anima Mundi, após 3 meses de trabalho.

Calango! faz parte de uma série de curtas brasileiros premiados em diversos festivais (entre eles Seleção Oficial GRANIMADO 2007, Seleção Oficial ANIMADRI 2007, Seleção Oficial de Cinema Independete de BARCELONA 2007), o qual ainda é comentado pela sua qualidade obtida, principalmente, por se tratar do resultado de um trabalho em equipe de diversos jovens ao longo do curso. Mostrando além da dedicação dos participantes, seu comprometimento em sacrificarem alguns feriados, passarem juntos noites inclaras – acompanhadas de pizzas – para atingirem a conclusão do projeto.

Wagner Regis

Wagner Regis

Designer Gráfico por formação e Pós-Graduado em Jogos Digitais (UP). É co-fundador do estúdio de animação "Make Toons", professor na Universidade Positivo, e feliz por gostar do que faz.

Conteúdo relacionado

Comentários