Design sonoro?

Por Luanna Abreu

Você já deve ter em mente as várias áreas do design que existem por ai, como design de produto, design gráfico, design de moda, design de jogos… Mas já ouviu falar em design sonoro? Agora pare pra pensar de onde surgem aqueles sons de explosões, lasers, carros batendo, meteoros caindo sobre o planeta, barulhos de dinossauros etc. Por trás disso existe um profissional que manipula as ondas sonoras, fazendo com que cada cena tenha um efeito que deseja causar no espectador.

No cinema, o design sonoro apareceu antes mesmo da informática, utilizando gravações analógicas. Com o advento do sintetizador na década de 60, alguns cineastas pensaram em produzir sons artificialmente para seus filmes.

No filme ”Jurassic Park”, os sons emitidos pelos animais foram produzidos em estúdio

O sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados artificialmente, usando diversas técnicas como distorção de ondas, um exemplo é o filme “De Volta Para o Futuro”, onde esse instrumento fez parte da produção dos efeitos sonoros:

Design sonoro é a arte de manipular as ondas sonoras e suas frequências, conseguindo criar novas sonoridades como efeitos de som (barulho de uma explosão, de um tiro, um soco), trilhas sonoras diferenciadas  (para transmitir alegria, tristeza, fúria), captação de diferentes tipos de som que podem ser usados para qualquer situação que deseje ser transmitida, conta Felipe Biesek estudante de Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná

No filme “Senhor dos Anéis”, a trilha sonora é de fundamental importância, onde atua em conjunto com os efeitos sonoros, criando diferentes ‘quadros de percepção’, de acordo com os interesses criativos dos produtores. Em resumo, música e efeitos sonoros tornam-se unidade.

Luanna Abreu

Luanna Abreu

Acadêmica de Bacharelado em Design na UTFPR, Bolsista de Iniciação Científica no PET (Programa de Educação Tutorial), Mezzo-Soprano no Coro da UFPR. Completamente apaixonada por música erudita e arte!

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.