Changing Batteries

Por Wagner Regis

Algumas animações não precisam de palavras ou diálogos, assim como muitos momentos em nossas vidas. “Changing Batteries” é uma animação singela que nos mostra muito disso.

O curta animado foi resultado do trabalho de final de ano da equipe Sunny Side Up Production, composta por Shi Gi, Cassandra Ng, Hon JiaHui e Bahareh Darvish, estudantes na Multimedia University, em Cyberjaya, na Malásia.  A produção tinha como tema base “Mudanças”, e girou ao redor de uma senhora idosa que recebe de presente um robô ajudante. A partir disso, começam a desenvolver um elo de amizade e companheirismo.

changing_batteries_01

Obviamente não tem como não se lembrar de “A.I. – Inteligência Artificial”, “Eu, Robô”, ou ainda os curtas do “Animatrix  – The Second Renaissance Parts I & II”. Essa ligação entre a humanidade e as máquinas é algo mencionado em nossas histórias a muito tempo, e sempre vemos esse seres metálicos demonstrando emoções, ao contrário do que normalmente eles são, aparentemente frios, mas fazendo-nos lembrar de algo que deixamos de lado nos nossos dias, em meio a correria diária.

changing_batteries_02

changing_batteries_03

Outro dia estava me lembrando de “Blade Runner – O Caçador de Andróides”,  era um filme de “Domingo Maior”, outra vida minha em que as noites de domingo pareciam infinitas, e mesmo esse filme com aqueles robôs também apresentavam outra vida, outra realidade – quem sabe futura? – desse convívio entre homens e máquinas. Lembrei que nunca fui muito fã dos animes pós-apocalípticos dos anos 80, mas isso não vem ao caso.

changing_batteries_04

 “Changing Batteries” ainda participou do festival “Café Neu Romance”, em Praga (República Tcheca), o qual é um evento voltado para a robótica e foi um retorno de muito orgulho, pelo reconhecimento do trabalho, para a equipe. Além de ter sido indicado ao Prêmio BANG, em Portugal. Sua história simples, mas cativante, tem tirado muitas lágrimas por onde tem sido exibido, justamente por fazer os espectadores refletirem e reverem seus relacionamentos pessoais com seus pais.

changing_batteries_05

De resto, um bom final de semana para todos.

Wagner Regis

Wagner Regis

Designer Gráfico por formação e Pós-Graduado em Jogos Digitais (UP). É co-fundador do estúdio de animação "Make Toons", professor na Universidade Positivo, e feliz por gostar do que faz.

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.