Screen-shot-2012-02-29-at-10.27.17-PM

Revolução Thonet

Por Sany Alice

Se tem uma coisa que é clichê entre designers é adorar uma boa cadeira. Seja por que o objeto permite inúmeras variações formais, seja porque as possibilidades de inovações na maneira de sentar pareçam cada vez mais desafiadoras e, ainda assim, inesgotáveis, o fato é que a cadeira é o maior objeto de estudo dentro do universo do design de produto.

Não é à toa que dentre esses móveis se encontram alguns dos maiores ícones do design. Não porque sejam produtos de um design atemporal, mas justamente porque cada uma delas reflete as tendências estilísticas e/ou tecnológicas do período no qual foram produzidas. Mas se tem uma cadeira que se aproxima da ideia de design atemporal, é a Thonet nº14 (digo isso deixando de lado todas as minhas reservas – que não são poucas – com esse tal conceito), e é sobre ela o post de hoje.

Criada em 1859 e baseada em um design simples de formas orgânicas, a nº14 ficou conhecida por ser a primeira a ser produzida através do envergamento de madeira com o uso de vapor e pressão. Muito mais do que criar novas possibilidades de desenho, esse processo de moldagem representou uma revolução na indústria moveleira, permitindo a fabricação em escala industrial a um custo relativamente baixo.

Thonet nº14

Composta por catorze peças, a Thonet podia ser armazenada desmontada (trinta e seis em cada caixa de um metro cúbico) e enviada para todos os cantos do mundo para ser facilmente montada quando em seu local de destino com facilidade: um verdadeiro sucesso logístico.

Simplicidade de montagem...

...e facilidade de armazenamento.

Por todas essas vantagens produtivas aliadas à sua simplicidade e elegância, a Thonet nº14 se tornou um dos maiores clássicos do design mundial, sendo produzida ainda hoje, após mais de 150 anos desde sua criação.

Permitindo variações formais.

Revestida com folhas de ouro...

... descontraída, em tons de turquesa...

... e elegante, compondo a mesa de jantar.

Por fim, como informação nunca é demais – ainda mais quando falamos dessa velha conhecida dos interessados em design – fica um vídeo muito bacana (o verdadeiro motivador deste post) a respeito da história da “cadeira das cadeiras”. Deleitem-se:  Making of the iconic Thonet No. 14.

Sany Alice

Sany Alice

Sany Alice cursa o 8º período de Design na UTFPR. Gosta de Cazuza, sorvete e de coisas bonitas, seja lá o que isso signifique.

Conteúdo relacionado

Comentários