Capa_Post_Cliche

Expanda o teu potencial

Por R Design Porto Alegre 2013

Nas entranhas da cidade vivem pessoas que nem sempre enxergam as suas vidas como deveriam. Tudo passa muito rápido e ninguém consegue se concentrar, ficar em paz consigo mesmo, na correria diária.

Porto Alegre, felizmente, nos proporciona refúgios. A cidade nos abriga dentro de suas praças, nos mostra infinitos horizontes em um só pôr-do-sol, e nos inspira para mudar. E as mudanças estão ocorrendo, mas queremos que elas não parem por aqui. Porto Alegre é repleto de jovens, de uma geração que vê o mundo inovar-se a cada ano, e consequentemente acaba transformando-se junto.

Inseridas neste contexto existem muitas faculdades de design em Porto Alegre, e o número aumenta se contarmos com toda a região metropolitana. É perceptível o crescimento do design e do designer como um todo nessa cidade de 1.400.000 habitantes, assim como também é possível perceber que ainda temos muito espaço para evoluir. Quantos estudantes de design se cruzam todos os dias pelas ruas da região Sul do país sem trocar palavras? Quantos insights já foram esquecidos pelo simples fato de não serem compartilhados com alguém?

Nós acreditamos que os estudantes têm muito mais potencial quando discutem suas ideias, desenvolvem conceitos, criam juntos. A nossa profissão é naturalmente coletiva, quanto mais pessoas pensando, melhor é o resultado. Além disso, queremos que as pessoas quebrem a inércia da rotina diária entre trabalho e estudos e invistam em ideias, projetos e atividades paralelas para promover uma expansão. De experiências, conhecimentos, técnicas, interações e tudo mais que propicie seu crescimento coletivo e individual.

Imagem_Post_Cliche

Pensando nisso, a CORDe Porto Alegre 2013 propõe um Big Bang de ideias, juntando centenas de cabeças pensantes para concentrar a maior quantidade cabível de informações e inspirações em meio a uma cidade que já concentra uma multidão de estudantes vivendo e respirando o design, famintos de ideias inovadoras e conceitos atuais, buscando fazer a diferença.

Dentro da temática do Big Bang, a CORDe procurou aplicar o conceito no maior número possível de áreas do evento, para que não fosse apenas algo visual e estético. O melhor exemplo são as atividades que acontecerão e puderam materializar a ideia proposta por nós. Além das usuais atividades (palestras, oficinas e mesa redonda) que agora apresentam um nome dentro do nosso contexto (conferências espaciais, missões espaciais e constelação respectivamente) a CORDe propõe dois modelos de atividades que foram adaptados para servirem à nossa proposta: os Asteroides e os Aceleradores de Ideias.

GradeBásica_Final_Cliche

Os Asteroides, popularmente conhecidos como Micropalestras, ocorrerão nos intervalos entre Conferências e vão abordar assuntos que podem ser relacionados às mesmas ou não, mas com menor duração e maior objetividade, criando um momento de maior descontração e trocas naturais de experiências entre os encontristas. Já os Aceleradores de Ideias foram criados com o objetivo de oferecer uma atividade completa, aliando uma grande dose de teoria, seguida de uma atividade prática, em que convidados compartilharão seus conhecimentos e, em seguida, ministrarão atividades de projeto ligadas ao tema.

Com esses dois modelos de atividades e outras muitas propostas interessantes na grade de conteúdo, a CORDe espera explodir a cabeça dos encontristas, incitando-os a expandirem suas conexões, ideias, conceitos e possibilidades e, a dois dias e meio do começo do R, não vamos a hora de receber todo mundo. Enquanto isso não acontece, que tal dar mais uma olhada no nosso vídeo manifesto e ir se preparando para a expansão?

 

R Expansão 2013

R Design Porto Alegre 2013

R Design Porto Alegre 2013

O R Design Porto Alegre 2013, carinhosamente chamado de R Expansão, quer promover um big bang de ideias, unindo as cabeças pensantes do Sul do Brasil. As células estão aceleradas esperando o dia 14 de Novembro, quando começa a Expansão.

Conteúdo relacionado

Comentários