capa

Nitendo – Capas do NES

Por Debli

Um aspecto interessante em uma empresa de sucesso como a Nintendo é o design aplicado em seus produtos e as embalagens que os acompanham. Provavelmente ninguém decide gastar 200 dólares em um console por sua embalagem, ou manual de instruções, mas uma caixa bonita e um console que fique agradável ao lado da TV com certeza ajudam. NES O Nintendo Entertainment System, ou NES (ou Nintendinho, para os íntimos) não foi o primeiro console caseiro da Nintendo, mas com certeza foi o primeiro a fazer sucesso mundo afora, tornando a marca conhecida e sendo o primeiro console a vender de verdade após a crise norte-americana de video games de 83.

Capas dos jogos Duck Hunt (1985) e Excitebike(1985) ambos da Nintendo

Esse sucesso foi devido a uma forte mudança na estratégia de mercado gerada pela Nintendo. Por exemplo, os jogos de Atari 2800 tinham em suas capas ilustrações detalhadas e coloridas, o que gerava confusão no consumidor da época, ao descobrir que os jogos não eram exatamente assim. As caixas e cartuchos dos jogos de lançamento do NES tinham ilustrações muito mais próximas à realidade.

Capa do Super Mario Bros (1985) da Nintendo e Pitfall(1982) Activision

Nota-se também uma maior padronização das capas, uma marcação que deixava claro o gênero do jogo, e o selo de qualidade Nintendo. Esse selo tentava ganhar a confiança do consumidor afirmando que a própria empresa tinha aprovado e garantido a qualidade do jogo. A Nintendo também criou um sistema anti-pirataria, para assegurar que nenhuma empresa de fundo de quintal pudesse fazer jogos para seu console sem a sua permissão.

Selo de qualidade Nintendo

Ou seja, uma melhora na identidade visual, e na transparência do marketing foram pontos fundamentais para ganhar o público norte-americano de volta.

Debli

Debli

André Talhari (Debli), nasceu em 91 Salto SP, já morou em santiago. Faz design gráfico na UFPR. Gosta mais de videogames e mais de sorvete.

Conteúdo relacionado

Comentários