robert-4

Mobília de vontade própria

Por Sany Alice

Vou começando sem maiores introduções, porque hoje a empolgação é grande pra compartilhar um projeto que me deixou boquiaberta tanto em questão de conceito e força estética quanto em termos de planejamento e fabricação. Trata-se de uma linha de móveis – composta por mesa, banco e cadeira – criada pelo holandês Robert van Embriqcs, intitulada Rising.

O princípio de construção comum aos objetos pertencentes à pequena coleção gira em torno de, basicamente, criar uma peça de mobiliário complexa a partir de uma superfície plana de madeira. A primeira a ser criada foi a cadeira, que logo deu origem ao restante dos produtos. Seu surgimento se deu de maneira quase experimental: Robert teria feito diversos cortes em uma placa de madeira e iniciado a montagem, ainda sem ter a noção exata de qual realmente seria o resultado. Segundo o designer, o grande trunfo da criação é ser um objeto que teve grande parte em ditar sua própria forma final. Sentiu a força? Então separe 13 segundos pra dar uma olhadinha aqui em como funciona: The Rising Chair.

Se o escopo do projeto e a sua construção são um espetáculo à parte, o apelo visual também não deixa nada a desejar: os móveis são super elegantes e capazes de deixar qualquer ambiente mais interessante.

Rising Chair

Rising Seat

Rising Table

Isso tudo sem falar que, quando desmontados, se tornam extremamente compactos, podendo ser armazenados e transportados com a maior facilidade. Como de costume, deixo aqui o link pra quem quiser saber mais sobre essa criação incrível e conhecer melhor o trabalho super interessante do Robert van Embriqcs.

Sany Alice

Sany Alice

Sany Alice cursa o 8º período de Design na UTFPR. Gosta de Cazuza, sorvete e de coisas bonitas, seja lá o que isso signifique.

Conteúdo relacionado

Comentários