Everything will be ok

Por Ulisses Candal

Quem nunca passou pela situação de reconhecer alguém na rua e não lembrar o seu nome? Ou apreciou a beleza de uma sacola voando ao vento? Em Everything will be ok acompanhamos esses e outros momentos singulares da vida de Bill.

Everything will be ok é o primeiro curta de uma trilogia animada por Don Hertzfeldt. Ele publicou algumas animação famosas na internet e é conhecido pelo seu característico estilo de animação, traço dos personagens e temas um pouco politicamente incorretos.

O vídeo que está em cima é somente o prólogo do curta. Ao todo ele tem cerca de 17 minutos, e quem se interessou vale a pena conferir todo o filme. Particularmente eu acho a introdução a melhor parte, a animação é extremamente simples, com bonecos em palito, quase nenhum cenário, ou fala. Mas tudo se sustenta pela narração e as ótimas sacadas sobre o cotidiano, algo que todo mundo se identifica.

Don anima na técnica tradicional, com uma mesa de luz, papel, lápis e uma antiga máquina de 35mm para fotografar os quadros. No entanto, podemos perceber ao longo do curta, uma série de outros elementos que puxam para uma animação mais experimental, como o uso de elementos de fotografias e filmagens.

Esse curta ganhou diversos prêmios da crítica especializada, inclusive o de Curta-metragem do Sundance Film Festival. O segundo curta chama-se I am so proud of you (2008) e pode ser visto somente em DVD. O final da triologia, It’s such a beautiful day (2011) está atualmente concorrendo em festivais de cinema.

Ulisses Candal

Ulisses Candal

Ulisses é estudante de Design Gráfico na UTFPR, trabalha com audiovisual e é fã de animação.

Conteúdo relacionado

Comentários