Ten Thousand Pictures of You

Por Wagner Regis

Depois de ter seu coração partido, a jovem Sarah planeja uma vingança para seu namorado. E nesse breve curta escrito, dirigido e editado por Robin King, acompanhamos a trajetória da jovem em meio a uma conturbada sequência lembrando o passeio por uma montanha-russa.

Protagonizado pelos seus amigos Denise Hoey , David Crow e Ruth Larkin a produção de 3 minutos levou 1 ano para ser concluída. Cada etapa levou em torno de 3 meses: storyboard, captação, edição, montagem… E foi desenvolvido para a Screen South, uma das nove afiliadas do UK Film Council’s Digital Shorts, o qual é um programa, no Reino Unido, de auxilio a jovens cineastas permitindo o uso de inovações tecnológicas em seus curtas.

Desse modo, Robin optou pelo uso da Pixelation (ou Pixilation), que se trata de uma vertente do Stop-Motion onde, por definição, os elementos são as próprias pessoas em cena. O interessante da técnica é justamente a possibilidade de trabalhar situações surreais sem o uso de efeitos digitais. É uma excelente maneira para entusiastas de animação treinar questões de timing, roteiro, enquadramento, até mesmo a atuação.

O interessante do processo torna-se o desafio em como resolver situações que antes na filmagem poderia ser algo mais simples e imediato, mas torna-se algo belo – me lembrando muito mais o teatro – como o choro da menina, por exemplo. E sobretudo, fugir da desculpa do “não-sei-desenhar” por isso não posso fazer animação. Hehe!

“Ten Thousand Pictures of You” foi uma produção que contou com 26 mil fotografias, e sem superexposição digital, ou seja, também foram usados milhares de materiais impressos durante as cenas.  A título de curiosidade, foi usada uma Canon Eos 350D Digital SLR, e a edição foi feita com uso de Photoshop e o Premiere 6.5, na época. Fica uma sugestão para experimentação que pode ser feita a qualquer momento em casa. =)

Bom final de semana para todos!

Wagner Regis

Wagner Regis

Designer Gráfico por formação e Pós-Graduado em Jogos Digitais (UP). É co-fundador do estúdio de animação "Make Toons", professor na Universidade Positivo, e feliz por gostar do que faz.

Conteúdo relacionado

Comentários