Design de Superfície em Livros

Por Bruna Bonifacio

Que livros sobre design de superfície você conhece? Quais você recomenda? Quais você já leu? Em quais se baseia? São perguntas que sempre surgem em conversas sobre o tema com amigos e conhecidos. Pensando nisso, o texto de hoje fala sobre leituras que recomendo e sobre fontes nas quais você pode encontrar (muito) mais livros de Design de Superfície e Estamparia.

 

Design de Superfície – Evelise Anicet Rüthschilling

Lançado pela editora da UFRGS, abrange os conhecimentos adquiridos pelos pesquisadores do Núcleo de Design de Superfície (NDS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na minha humilde opinião, o melhor livro teórico brasileiro sobre Design de Superfície, ele fez A diferença em meus estudos e compreensão do tema no país, me auxiliou muito na produção do meu trabalho de conclusão de curso em 2013 (um dos pouquíssimos livros que tinham definições sobre design de superfície em português, na época); como também na minha “estréia” como colunista da Revista Clichê. O livro inicia com os antecedentes históricos, passa pelas áreas de atuação e educação do profissional, até chegar aos fundamentos do design de superfície e às ferramentas utilizadas em sua criação. É pequeno, fininho, apenas 104 páginas, porém, incríveis, cheias de conteúdo.

Design de Superfície, UFRGS

Design de Superfície, UFRGS

 

The World of Ornament – David Batterham

Editora TASCHEN, o maior livro que eu tenho em casa, literalmente. É uma enciclopédia para se ler sentado, com o livro em cima da mesa. Impossível aguentar ele no colo por mais que alguns minutos, suas dimensões são: 39 cm x 26,5 cm x 5,5 cm. Ele mostra artes primitivas, egípcias, sírias, gregas, etruscas, gregas e romanas, chinesas, japonesas, indianas, mouros, persas, árabes, otomanas, celtas, bizantinas, russas, armênias, dos séculos 1-8, idade média, renascença, séculos 16, 17, 18 e 19. Escrito em três línguas: inglês, alemão e francês. É lindo, simplesmente lindo. Ótimo para consultas, para compreensão do modo de construção dos ornamentos, e de suas mudanças histórica e culturalmente. Cores, formas, composições, tudo nele encanta. Além disso, em sua página final, possui uma lista bibliográfica de livros do século 19 que também falam sobre ornamento.

The World of Ornament

The World of Ornament

The World of Ornament

The World of Ornament

 

Digital Textile Design – Melanie Bowles e Ceri Isaac

Pela Editora King Publishing, o livro fala sobre design têxtil e estamparia contemporânea, possui tutoriais sobre construções de estampas (no Photoshop e no Illustrator) e aplicações digitais das mesmas em objetos que você queira estampar. Explicações sobre a tecnologia de impressão e estamparia digital, e um glossário com termos muito usados na área. É um livro bem interessante e prático, você consegue compreender e aplicar o conhecimento na sequência. Eu tenho a primeira edição, essa da foto, hoje encontra-se na segunda edição.

Digital Textile Design

Digital Textile Design

Digital Textile Design, tutorial

Digital Textile Design, tutorial

 

A Gramática do Ornamento – Owen Jones

Editora Senac São Paulo, publicou a reedição desse livro que teve sua primeira publicação em 1856. Ele é um clássico sobre design, Owen Jones foi arquiteto, designer e observador de ornamentos e estampas durante suas viagens realizadas à Europa e ao Oriente Médio. São 500 páginas (literalmente), que abrangem ornamentos de tribos selvagens, egípcios, assírios e persas, gregos, pompeanos, romanos, bizantinos, árabes, turcos, mouros, persas, indianos, hindus, chineses, celtas, medievais, renascentistas, elisabetanos, italianos, folhas e flores da natureza. O autor conta histórias, faz análises técnicas sobre os elementos componentes das composições e critica a maneira como são e deveriam ser feitas. É um livro interessante, com ilustrações lindas. Muito válido para consulta e para entender como a visão sobre ornamentos e estamparia mudou com o tempo.

A Gramática do Ornamento

A Gramática do Ornamento

A Gramática do Ornamento

A Gramática do Ornamento

 

Como Compreender Design Têxtil – Clive Edwards

Também pela Editora Senac São Paulo, seu subtítulo é: “guia rápido para entender estampas a padronagens”. O livro possui explicações sobre as técnicas utilizadas para ornamentar um tecido, traz exemplos fotográficos de tecidos produzidos em várias partes do mundo em diferentes épocas. Passa pelos motivos natural, floral, animal, estilizado, geométrico, abstrato, objetos, grades e listras, figuras humanas e figurativo. Também possui um glossário bem interessante com definições úteis para designers têxteis e de superfície.

Como Compreender Design Têxtil

Como Compreender Design Têxtil

 

I Wonder – Marian Bantjes

Editora Thames and Hudson, adquiri esse livro por indicação da minha querida professora orientadora do tcc (maravilhosa, artista plástica, professora doutora, apaixonada por teoria da cor e semiótica), que teve a oportunidade de conhecer o trabalho da Marian nos Estados Unidos e disse que suspeitava que eu iria gostar do livro. E eu simplesmente Adorei!! Tanto que já escrevi sobre ele no post no qual falo sobre o trabalho da Marian, dá uma olhadinha lá 🙂

I Wonder, Marian Bantjes

I Wonder, Marian Bantjes

I Wonder, Marian Bantjes

I Wonder, Marian Bantjes

 

Além desses meus xodós, recomendo (muito!) que vejam os sites de dois dos maiores nomes de referência na área de design de superfície no Brasil:

  • Renata Rubim, no qual existe uma sessão chamada Leituras, com muuuitas publicações interessantes sobre Superfície e Cor.
  • Wagner Campelo, que fez diversos posts sobre livros que abrangem o tema design, design e estamparia, cor, e afins.

Um infinidade de opções de leituras para você hoje, espero que goste.

Referências

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.