O design dos fones de ouvido da Liga Nacional de Futebol Americano
A Motorola contratou a empresa Herbst LaZar Bell para redesenhar os fones de ouvido (headset) para a temporada de futebol americano de 2000-2001, porém o projeto não era tão simples assim. Existiam condições e requisitos que o produto deveria atender: os fones deveriam ser altamente funcionais, transmitindo mensagens claras e sem distorções entre os treinadores e toda sua equipe espalhada pelo estádio, além de ter o suporte do microfone removível, encaixado-se em qualquer um dos lados da cabeça, para poder ser usado por treinadores destros e canhotos.
A equipe responsável pelo projeto também observou vários outros fatores importantes para a concepção dos fones. O ambiente em que os headsets são usados é cheio de problemas: é barulhento e tem temperaturas extremas que variam desde o calor à chuva e o frio intenso. Os sinais precisam ser transmitidos em canais privados, para que os times adversários não ouçam as conversas e estratégias uns dos outros. Fones de ouvidos (nesse caso) também são castigados, muitas vezes eles são arremessados contra o chão devido a fúria e frustração dos treinadores durante os jogos. Outro requisito exigido pela Motorola era o de que esse produto deveria ser um símbolo de publicidade, exibindo visivelmente o nome da empresa para os telespectadores, independente do ângulo de posicionamento da câmera. A última das exigências também era uma das mais importantes: os treinadores deveriam ficar satisfeitos ao utilizar os fones de ouvido, suportando todos os rigores presentes nos jogos, além de ser confortável para ser usado durante muitas horas seguidas.
Os designers da Herbst LaZar Bell admitiram que projetar os fones de ouvidos foi um grande desafio. Ao observar os usuários – os treinadores – a equipe descobriu que existiam mais coisas a se considerar. Headsets menores são mais confortáveis, porém não são fortes e resistentes o suficiente, além de serem rejeitados pelos treinadores. Outro ponto importante: os jogadores de futebol americano estão no grupo dos maiores, mais fortes e musculosos atletas de esportes de equipe, assim, o fone de ouvido usado pelo treinador desses times deve reforçar essa imagem de que o treinador está no comando de tudo, tendo ele mesmo um design “forte e musculoso”. Resumindo: o fone de ouvido deveria projetar uma imagem heróica e viril de um líder forte e ao mesmo tempo disciplinado, que mantinha sobre seu controle os jogadores mais duros do planeta.
Para conseguir contemplar todos os objetivos propostos, o design do fone de ouvido foi desenvolvido através de sofisticadas ferramentas de CAD. Isso permitiu que os designers visualizassem o produto sob todos os ângulos possíveis, antes de qualquer outra coisa, aprimorando a interação entre fones de ouvido e microfone, do arco de encaixe na cabeça e também o posicionamento dos logos da Motorola, aumentando a visibilidade para o público televisivo e diminuindo-a para os próprios treinadores, evitando distrações.
Para Steve Remy, administrador do projeto, o principal objetivo na concepção dos fones era “criar um novo visual legal para um produto que costuma ser desprezado como sendo um item secundário, e transformá-lo em um produto fortalecedor de imagem que atraísse a atenção do espectador mesmo no contexto carregado de ação e de alta energia do jogo de futebol americano”.
O fone de ouvido da Motorola para a equipe de treinadores da Liga Nacional de Futebol Americano, projetado pela empresa de design Herbst LaZar Bell, conquistou o Prêmio de Ouro da comissão Excellence Awards de Design Industrial da Business Week e da Sociedade de Desenho Industrial da América (IDSA), que justificou a premiação:
[…] são raras as ocasiões em que uma equipe de design percebe que lhe foi dado o sinal verde para criar um ícone que será visto por milhões de pessoas ao redor do mundo. O NFL Headset Motorola representa o casamento entre uma tecnologia de comunicações sofisticada e um grande design com o sangue, suor e lágrimas do campo de jogo. Além disso, ele ressalta a percepção de uma empresa empenhada em satisfazer as exigências complexas de usuários profissionais em todas as áreas […]
Referências:
- http://www.motorolasolutions.com/
- http://www.behance.net/gallery/Motorola-NFL-Headset/1005239
- NORMAN, Donald A. Design Emocional – Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia – Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
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