Mundo Transmídia
Mundo transmídia é um termo criado pelo pesquisador Henry Jenkins para definir mundos onde é possível ter acesso por veículos diferentes. Talvez o caso mais emblemático desse fenomêno seja a série Star Wars, a qual teve início no primeiro filme que deu origem a: brinquedos, quadrinhos, livros, desenhos animados, videos games, etc.
Esse outros produtos possibilitam ao fã explorar ainda mais o universo criado no filme que ele tanto gostou. E, no caso de Star Wars, continua a ser explorado após quase 40 anos! O fascínio por esses mundos é explicado pelo nosso sentimento de fuga para uma outra realidade sem os problemas que enfrentamos diariamente.
Isso já é bastante familiar quando pensamos no cinema ou na literatura (O Senhor dos Anéis e Harry Potter). Mas isso também pode acontecer a partir de um video game. Aliás o video game permite uma excelente porta inicial para uma realidade alternativa devido a sua grande interatividade com o jogador.
Monstros de bolso
Criado nos anos 90 pelo estudio japonês Gamefreak, Pokemon é um dos jogos que mais teve sucesso como mundo transmídia. O game marcou presença em todos os consoles portáteis da Nintendo desde o GameBoy, e já foi anunciado mais uma versão para próximo ano.
Pokemon é, indiscutivelmente, um dos mundos transmídia mais bem-sucedidos de todos os tempos. Desde sua introdução, as vendas de todos os produtos de Pokemon combinados superam US$ 15 bilhões.
Jesse Schell
A partir do jogo, foi criada uma série de mangás e de anime que fez sucesso no mundo tudo – lembre-se que isso ocorreu naquele período de explosão dos animes. A série animada de televisão apenas reforçou o interesse do público no jogo, pois permitia uma nova visão do universo do jogo que era limitado pela tecnologia do Gameboy.
O jogo de Lego que virou Lego
Um game que já foi comentado nessa coluna muitas vezes é o Minecraft, que conquistou fãs estimulando a criatividade de seus jogadores com um mundo feito de blocos. Muitas jogadores até sentem a nostalgia da época que brincava com peças de Lego.
O público do jogo foi conquistado de tal maneira que se tornou uma comunidade ativa na internet e gera conteúdo para o jogo tanto quanto os desenvolvedores. Atualmente, a Mojang (empresa que criou o game), promove uma convenção anual – a Minecon – para que os jogadores entrem em contato uns com os outros.
Por que a gente gosta tanto?
Analisando esses mundos transmídia, é possível perceber que os mais famosos exercem uma influência muito grande sobre os fãs. Como isso acontece? Normalmente, esses universos possuem algum tipo de identificação com algum desejo do público o que já o torna muito atraente para essas pessoas. Outro característica perceptível é a quanto a construção que além de permitir a criação de várias histórias, é de certa maneira bastante sólida ao ponto de ser convincente para o público.
Não há nenhuma receita para a criação desse tipo de mundo, mas é possível averiguar como vale a pena investir nessa parte da criação de um video game ou de qualquer outra mídia.
Leitura Recomendada
- A Arte de Game Design, Jesse Schell.
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