Night Light

Por Wagner Regis

“Night Light” apresenta a história de uma garotinha, em uma aldeia asiática criando seus próprios animais de estimação, que nadam através da noite escura. Porém, ela se atrapalha e uma das criaturas fica sem um dos olhos e acaba trombando com a montanha. Mas, lógico que a narrativa apresenta um final feliz e encantador.

A ilustrada e animadora Qing Hang realizou o curta animado para conclusão de seu curso na Sheridan Animation, no Canadá. Foi um processo exaustivo e de muita dedicação ao longo de 5 meses, sendo 12 horas por dia, 7 dias por semana. Toda a produção do quadro a quadro foi produzida via Photoshop e animada no After Effects.

Sobre Movimento em Arco / Arc Movement (Princípio #03)

Dando continuidade a série de postagens, comentando sobre o processo de animação, “Night Light” se encaixa muito bem no assunto de hoje, em qual falaremos um pouco sobre “Movimento em Arco”.

Conforme apresentado por Sergi Camará, autor do “O Desenho Animado” (2005), os movimentos reais e naturais de qualquer ser vivo e qualquer objeto percorrem uma área circular, dificilmente traçam uma reta precisa que resultaria num movimento mecânico. Esse princípio esta presente na trajetória dos braços, mãos, enfim, o movimento de todo o corpo.

Exemplo de Movimento em Arco (CÀMARA, 2005, p.143)

Exemplo de Movimento em Arco (CÀMARA, 2005, p.143)

Os movimentos citados não são restritos a ponta dos membros como mencionado, mas o próprio walk cycle (ciclo de caminhada) de um personagem vemos arcos, como apresentado em outra excelente referencia para animação (a bíblia do animador, por assim dizer): “The Animator’s Survival Kit”, de Richard Williams o qual foi diretor de animação do longa “Uma Cilada para Roger Rabbit”.

Exemplo simples de walk cycle (WILLIAMS, 2001, 108).

Exemplo simples de walk cycle (WILLIAMS, 2001, 108)

Abaixo, vemos isso aplicado na animação de Qing Hang, em duas situações. Particularmente, nas aulas sempre acho mais interessante não apresentar apenas didaticamente, mas também onde são aplicados os princípios da animação, tornando mais fácil a compreensão.

arco_03

Para demonstrar a fluidez de uma pincelada mais artística.

Esse movimento sutil da mão, faz toda a diferença para enaltecer o sentimento da personagem.

Esse movimento sutil da mão, faz toda a diferença para enaltecer o sentimento da personagem.

“Night Light” é uma animação singela, com muito carisma e com um roteiro simples que consegue brincar com nossa imaginação, como um desenho animado deve ser.

night_light_char

Wagner Regis

Wagner Regis

Designer Gráfico por formação e Pós-Graduado em Jogos Digitais (UP). É co-fundador do estúdio de animação "Make Toons", professor na Universidade Positivo, e feliz por gostar do que faz.

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.