Karim Rashid
O post de hoje é mais um da série “designers que você deveria conhecer“. Com mais de 3000 projetos executados em 40 países, 300 prêmios conquistados , Karim Rashid é um dos maiores nomes do design contemporâneo.
Rashid nasceu em Cairo, no Egito, em 1960. Filho de pai egípcio e mãe inglesa, foi criado no Canadá. Formou-se em Desenho Industrial no ano de 1982, pela Carleton University de Ottawa, e completou a pós-graduação na Itália. Ao voltar para o Canadá, Rashid passou 7 anos na KAN Industrial Designers, empresa que tinha clientes importantes, como a Samsung. O designer tentou propor o uso de novas tecnologias e materiais, como o polipropileno, mas a aceitação, na época, não era nada fácil. Nesta época, em paralelo à KAN, Karim, juntamente com mais dois arquitetos, fundou a Babel Fashion Collection, desenhando coleções durante seis anos. Apesar da Babel não estar mais ativa, seu interesse por moda sempre permaneceu, e ainda hoje ele produz roupas e acessórios.
Quem observa os produtos desenhados por Rashid percebe que o plástico está presente em praticamente todas as suas criações. De acordo com ele, o design não trata de formas, mas de uma crítica cultural e de uma transformação gradual da sociedade em que vivemos. É assim que o plástico, material do século XXI, versátil por definição, torna-se seu material preferido e também uma marca do seu trabalho.
“O Plástico é um material tão maleável, flexível, biomórfico, de alta performance, democrático, confortável, complexo, moldável. Sempre sonhei com um mundo feito de plástico, onde tudo é aconchegante, suave, arredondado e lindamente colorido.”
Rashid, pertence à geração de profissionais que fizeram a conexão entre a antiga noção de design, associada à idéia de produtos exclusivos e de alto valor, e seu significado atual, como uma ferramenta para a criação de produtos populares, que se diferenciem dos concorrentes pela elegância e vantagens de uso. Rashid alega que existe uma grande quantidade de produtos que passam despercebidos no mercado, e precisam de um mínimo de graça e leveza.
De acordo com Rashid, quanto maior a variedade, menos tendenciosa será a escolha dos consumidores. A diferença e variedade dos produtos no mercado contribuem inclusive para a construção de nossa personalidade através das coisas que consumimos. Rashid vê o design não só como uma área de inovação, mas como uma possibilidade de libertação do consumidor.
“Nossa existência é determinada, em boa medida, pelos objetos e pela arquitetura ao nosso redor. Quando os transformamos para melhor, a vida também evolui.”
Rashid já trabalhou como designer gráfico, criando para marcas como Hyundai, Citibank e Sony Ericsson, projetou produtos para Asus e Samsung, desenhou embalagens para marcas como Kenzo e Hugo Boss, e para outras empresas de relevância internacional, como Alessi, Prada e Giorgio Armani. Aqui no Brasil, Karim Rashid assinou uma coleção para a marca de calçados Melissa.
O “KARIMANIFESTO”
“Hoje, o Design é baseado em uma infinidade de critérios complexos: experiência humana, comportamentos sociais, questões globais, econômicas e políticas, interação física e mental, forma, visão e uma compreensão rigorosa e desejo para a cultura contemporânea. A manufatura é baseada em outro grupo coletivo de critérios: investimento de capital, participação de mercado, facilidade de produção, disseminação, crescimento, distribuição, manutenção, serviços, performance, qualidade, questões ecológicas e de sustentabilidade. A combinação desses fatores moldam nossos objetos, nosso espaço físico, a cultura visual e nossa experiência humana contemporânea. Este é o negócio da beleza. Toda empresa deve estar totalmente preocupado com beleza – que é, afinal, uma necessidade humana-coletiva.Acredito que poderíamos estar vivendo em um mundo totalmente diferente – um que estaria cheio de objetos contemporâneos inspiradores, espaços, lugares, mundos e experiências. O Design foi o formador cultural do nosso mundo desde o início. Nós projetamos sistemas, cidades e commodities. Abordamos os problemas do mundo. Agora, o design não é sobre a resolução de problemas, mas cerca de um embelezamento rigorosa dos nossos ambientes construídos. O design é sobre a melhoria de nossas vidas poéticamente, esteticamente, experimentalmente, sensorial e emocionalmente. Meu desejo real é ver as pessoas vivendo no modus do nosso tempo, para participar no mundo contemporâneo, e para liberar-se da nostalgia, tradições antiquadas, velhos rituais, kitsch e sem sentido. Devemos ser conscientes e sintonizar com este mundo, neste momento. Se a natureza humana é viver no passado – para mudar o mundo é necessário mudar a natureza humana.”
Para quem quiser conhecer mais o trabalho de Karim Rashid:
http://www.karimrashid.com
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