David Downton

A elegância de David Downton

Por Vanessa Gabardo

Um traço simples, mas que retrata muita elegância. É quase impossível não achar belo um trabalho do inglês David Downton, ícone no mundo fashion.

David Downton

Ao iniciar sua carreira David não fazia idéia de que um dia faria ilustrações para moda. Trabalhando como freelancer,  produzia material para livros, publicidade e para tudo mais o que poderia vir. Mas, pelas características  marcantes de seu estilo, era muitas vezes requisitado para ilustrar moda.

Assim, em 1996 David foi convidado pela revista Financial Times para sua primeira experiência de grandes proporções: retratar um desfile de alta costura em Paris. Este acontecimento foi como um divisor de águas na carreira de Downton, pois ele, que até então não era completamente interessado em moda, passou a encontrar inspiração na área. Desde então ele faz trabalhos para marcas e revistas famosas conhecidas mundialmente.

O que impressiona no trabalho de David é como ele consegue abstrair os detalhes e utilizar apenas alguns traços para retratar as modelos sem que a ilustração pareça simplória. Apesar de parecer muito natural, o processo acontece por meio do desenho de todos os detalhes antes, e só depois ele escolhe o que realmente dá significado à ilustração.

David Downton para Dior, 2005

Uma das características de suas obras é o fato de detalhar um pouco mais um olho e deixar o outro mais “apagado”. Outra é a de que ao representar uma modelo, ele não faz a cópia de suas fotos, pois assim consegue captar a personalidade da pessoa e repassar para o desenho, algo que julga muito importante em seu trabalho. David também faz retratos de algumas celebridades, mulheres extremamente belas e elegantes como Dita Von Teese, Linda Evangelista e Cate Blanchett, além de muitas outras.

Característica do olhar de Downton

Dita Von Teese por David Downton

Com o advento da fotografia a ilustração nas revistas de moda foi desaparecendo com o tempo, por não ser mais a única forma de representação, assim como o número de ilustradores. Mesmo assim, Downton mostra o valor que estas imagens possuem hoje em dia, como fator de diferenciação.

Neste mês a revista Vanity Fair fez uma matéria sobre as 5 celebridades eleitas como as mais bem vestidas e David as retratou. Para conhecer um pouco deste último trabalho e ver como ele faz suas criações segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=ZRz-e_cjs6o

Sofia Coppola escolhida como umas das 5 mais bem vestidas, posando para Downton

Além de tudo, David é editor de um jornal sobre ilustração de moda chamado Pourquoi pas?. Outro trabalho muito inspirador, além de ser o primeiro jornal do gênero no mundo. http://www.pqpmagazine.com/

Para saber também mais sobre as técnicas que ele utiliza, materiais e ver mais obras: http://www.daviddownton.com/

E ainda, pra quem gosta de ter aqueles livros maravilhosos de ilustração recomendo o Masters of Fashion Illustration do David Downton, livro que mostra alguns trabalhos dele e de outros artistas que influenciaram seu estilo.

Vanessa Gabardo

Vanessa Gabardo

Estudante de Design na UTFPR, apaixonada por design e principalmente moda. Tem pretensões de se capacitar cada vez mais nas áreas de formação para contribuir com o crescimento destas de alguma forma. Seja por trabalhos, por levantamentos de discussão, etc..

Conteúdo relacionado

Comentários