Der Fuehrer’s Face

Por Wagner Regis

A animação sugerida de hoje trata-se de uma propaganda anti-nazi encomendada em tempos da 2ª Guerra Mundial, quando o conflito atingiu o Continente Americano. O governo dos Estados Unidos iniciou uma campanha com os estúdios de desenhos animados para produções mais adultas que tivessem um foco voltado ao combate da doutrina nazista. No caso dos Estúdios Disney, o curta protagonizado pelo Pato Donald, recebeu o título da canção-tema “Der Fuehrer’s Face”, de Oliver Wallace e dirigido por Jack Kinney. Foi produzido ao longo do ano de 1942, e teve sua estréia nos cinemas em 1º de janeiro de 1943.

Fiquei conhecendo essa animação na época que ainda pesquisava material pro meu TCC, lá nos idos de 2009, e foi uma daquelas surpresas que você acha que já viu de tudo. Desde a presença de Hirohito e Benito Mussolini, a leitura de Mein Kampf (“Minha Luta”, escrito pelo próprio Hitler e considerado o guia para o jovem nazista), o modo de vida apresentado sofrido, o racionamento de comida, e posteriormente, tudo que era feito era produção de material bélico.

Acho que Donald foi o personagem, da tríade Disney, mais indicado mesmo para esse curta animado, visto que além de tudo é rabugento e tudo o mais. E convenhamos não usariam o queridinho camundongo numa produção dessas. O que percebemos é que até mesmo os grandes estúdios passaram por tortuosos invernos tendo que realizar produções sob encomenda governamentais, num período de conflito mundial. Não apenas a Disney, mas também a MGM, teve uma paródia dos 3 Porquinhos em “Blitz Wolf”, além de outros estúdios seguindo essa temática, sendo algo que perdurou por quase uma década.

No final, é interessante pensar quem em tempos conturbados, como o governo tentava contornar esse clima do holocausto. Até me sinto mal em achar graça em algumas piadas, visto que essa visão era colocada à frente de um modo de governo contrario ao dos Estados Unidos. Não que concorde com isso, muito pelo contrário, mas foi uma maneira de fortalecer o capitalismo como o modo certo de se viver, dentro do estilo de vida americano. Que cá entre nós também é de levantar dúvidas de até aonde isso vai nos levar…

Bom, “Der Fuehrer’s Face” ainda levou o Oscar de Melhor Curta de Animação, em 1943 e ficou classicado como 22º melhor curta da história do cinema estadunidense, segundo o livro “The 50 Greatest Cartoons”, de Jerry Beck. Somente em 2004 fez parte da coletânea de 2 discos intitulada “Walt Disney Treasures – On the Front Lines”, voltado ao mercado, no entanto, esse DVD não teve distribuição nacional. De qualquer forma, sempre falam que nos desenhos de Walt Disney existem muito mais do que os olhos podem ver, mas creio que nesse caso, não existam charadas ou quaisquer outras mensagens que não sejam muito óbvias.

Wagner Regis

Wagner Regis

Designer Gráfico por formação e Pós-Graduado em Jogos Digitais (UP). É co-fundador do estúdio de animação "Make Toons", professor na Universidade Positivo, e feliz por gostar do que faz.

Conteúdo relacionado

Comentários