capa

Sustentabilidade uso do papelão

Por Ana Paula Guimarães

Para começar, acredito ser bastante pertinente explicar um pouco mais sobre o Design Sustentável. A Sustentabilidade foi primeiramente proposta na Noruega em 1987, por Gro Harlem Brundtland (política, diplomata, médica e líder internacional em desenvolvimento sustentável e saúde pública). Em poucas palavras, ela sugeriu :

um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de uma forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam crescer ao seu máximo potencial e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A partir da ideias de Brundtland surgiram conceitos de sustentabilidade aplicados em diversas áreas do conhecimento, inclusive no design. O termo “design sustentável” surgiu recentemente, com o propósito de trazer um novo conceito que incluísse os significados das duas palavras:

  • design: ato de projetar, desenvolver ou criar, buscando sempre a evolução do que já existe:
  • sustentável: novo conceito aplicado, que é fazer algo considerando três aspectos: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.

O Design de Interiores hoje tem uma vertente muito importante no design sustentável, e existem várias alternativas de reaproveitamento e diminuição de resíduos.

Móveis - Frank Gehry

Um dos primeiros nomes relacionados à produção de móveis foi o arquiteto canadense e naturalizado estadunidense Frank Gehry, com seus móveis de papelão feitos a partir de placas coladas umas nas outras e então cortadas com formas orgânicas. Outra referência interessante é Henry Pilcher , cujo trabalho tem como base o reaproveitamento de materiais.

Móveis - Henry Pilcher

Aqui no Brasil temos os Irmãos Campana e o Superlimão Studio e, mais recentemente, a Paper Art. Essa empresa, que teve início com três irmãos, utiliza o papelão de forma diferente dos métodos vistos nas peças anteriores. Nesse caso o móvel é projetado não com o papelão em camadas, e sim com o papelão como estrutura, como explicado no vídeo:

O uso do papelão é altamente versátil neste ramo sustentável. Inspire-se e reutilize.

Ana Paula Guimarães

Ana Paula Guimarães

Estudante de Design Gráfico na UTFPR e irá fazer Especialização em Design de Interiores. Tem paixão por Design e já fez de tudo um pouco.

Conteúdo relacionado

Comentários