06 - Alger_Ronan_Erwan_Bouroullec_Paul_Tahon

Roman e Erwan Bouroullec

Por Bruna Bonifacio

Roman e Erwan Bouroullec são irmãos e designers franceses, trabalham juntos desde 1992. Seus projetos são sempre criativos e investigativos, os irmãos preferem a àrea de produto e sempre buscam experimentar novas texturas, sensações e materiais. A superfície do produto é um fator muito importante para eles.

Em 1997, foram descobertos por Giulio Cappellini, quando apresentaram a sua Cozinha Desintegrada no Salão do Móvel em Paris. Cappellini (designer italiano) trabalhou com a dupla nos seus primeiros projetos industriais.

Ganhando visibilidade pela sua competência e inovação, em 2002 a dupla iniciou uma parceria com a Vitra, que veio a render vários projetos interessantes, entre eles Algues. Desde 2004, também trabalham com a Magis, projetando móveis; e para a Kvadrat, com projetos diversos envolvendo sistemas de divisórias de ambientes, materiais têxteis, azulejos, e afins.
A lista de marcas parceiras ainda vai longe, contando com Kartell, Issey Miyake, Cappellini, Alessi, Axor, Flos, Nani Marquina, Mattiazzi, Mutina, e outras.

Eles também produzem projetos arquitetônicos ocasionalmente, como a Casa Flutuante, além de restaurantes, lojas e showrooms.

A superfície, sua textura e a interação com o receptor estão presentes em todas essas facetas e produções da dupla.

Essa versatilidade dos irmãos garantiu prêmios em diferentes categorias do design, como Salon du Mueble, Grand Prix du Design e Designer of the Year; além de integrarem acervo de museus internacionais, como Centre Pompidou e MoMa.

Algue, 2004. As “Algas” são produzidas pela Vitra. Utilizando-se de plástico moldado por injeção, cada módulo tem 25cm x 0,4cm x 0,8cm. Suas dimensões são pequenas, porém quando os módulos estão conectados (através de um pequeno e simples pino cilíndrico) tornam-se uma rede com densidade variável e interativa.
O efeito óptico e sensorial gerado por um módulo (relativamente simples) é incrível ! Essa rede pode ser utilizada como separador de ambiente ou apenas como objeto decorativo.

A ideia é utilizar-se das pequenas dimensões e mostrar como a repetição de um mesmo motivo pode levar as coisas a uma maior escala, construir algo novo, complexo e tridimensional, uma trama, uma renda que permite a passagem da luz.
“Um conjunto caótico de formas pequenas que se torna um pedaço de bordado”.
Os designers enxergam as algas como matérias-primas a serem manuseadas, material inacabado, objeto passível de transformação sem a presença dos seus criadores.

Clouds, 2008. O projeto “Nuvens” foi produzido em parceria com a Kvadrat (empresa têxtil dinamarquesa), com o objetivo de desenvolver um sistema modular de parede feito de tecido. A partir de um sistema de faixas elásticas, as nuvens podem adquirir diferentes configurações a partir de um simples clique.
Elas podem ser penduradas nas paredes ou no teto para dividir o ambiente. Os designers executaram o projeto como continuação de sua pesquisa sobre como o elemento têxtil pode tornar um ambiente mais calmo, quente e aconchegante. Produziram as nuvens convidando o usuário ao toque.

Textile Field, 2011. “Campos Têxteis” é uma instalação de 30 metros de comprimento e 8 metros de largura, apresentada no Museu Victoria & Albert, em Londres. A proposta é uma proporciona uma abordagem mais casual para experimentação de um museu. Contemplar as suas obras com mais descontação, tornar esse ambiente intimidante em um local de devaneio. Utilizaram-se de um material têxtil colorido, macio e expansivo, convidando o usuário a se acomodar do jeito que desejasse para mergulhar e admirar as obras de Rafael pelo tempo que for.

Todas as imagens, conceitos e explicações sobre o material utilizado e o modo de produção de suas obras estão disponíveis no site do estúdio.
www.bouroullec.com

Referências:
www.bouroullec.com
www.novoambiente.com/Algue-Vitra-Ronan-Erwan-Bouroullec/p#tabs
archdezart.com/2011/10/14/bivouac-exhibition-by-ronan-erwan-bouroullec/
www.hansgrohe.com.br/156.htm
www.kvadratclouds.com/

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários