Fotos-Exposicao-AGT-Jefferson-Rubbo-07-490x274

Gente que transforma

Por Sany Alice

Sempre considero importante compartilhar algumas das ações que provam que o design também é ferramenta para a transformação de realidades sociais. Esse post é justamente sobre mais uma dessas iniciativas: o projeto A Gente Transforma.

Criado por Marcelo Rosenbaum, a ação tem como objetivo transformar contextos sociais usando o design como principal arma. A ideia foi posta em prática pela primeira vez em 2010, quando o designer organizou uma grande intervenção no Parque Santo Antônio, comunidade da zona sul de São Paulo.

Em 2012, foi iniciada a segunda edição do projeto, com uma abordagem bem diferente daquela que a antecedeu. Dessa vez, o A Gente Transforma foi a Várzea Queimada, no Piauí. Na época que foi escolhida para receber a iniciativa, essa região da Chapada do Araripe apresentava o menor índice de desenvolvimento humano do país. Para mudar essa triste realidade, o AGT desenvolveu estratégias para a capacitação profissional dos moradores e requalificação das casas, abrindo espaço para oportunidades de desenvolvimento sustentável e condições de vida mais humanas.

Mulheres trabalhando a palha de carnaúba

Trabalhos em borracha feitos pelos homens

Quando o negócio social chegou ao povoado de Várzea queimada, encontrou um cenário no qual as mulheres produziam peças artesanais com palha de carnaúba trançada enquanto os homens esculpiam chinelos a partir de pneus usados. Tomando como ponto de partida esse potencial da população local, Rosenbaum recrutou colaboradores para trabalharem em conjunto com a população local.

Pedro Ferreira, Rosenbaum e Rita João

Dezoito estudantes universitários  das áreas de design, arquitetura, serviço social e engenharia, coordenados por dois arquitetos, foram encarregados das moradias, que foram projetadas e construídas em conjunto com a comunidade. As artesãs de palha foram coordenadas pelos designers Pedro Ferreira e Rita João, enquanto a designer de joias Kalina Rameiro trabalhou com os artesãos de borracha. Os resultados, ao final dessa fase do projeto, foram condições de vida e moradia mais humanas para os 900 habitantes da comunidade e uma coleção de 30 peças de decoração denominada Toca.

Uma iniciativa tão bem intencionada e defendida tão apaixonadamente por um dos designers mais conhecidos no Brasil não tinha mesmo como dar errado. A Coleção Toca foi lançada na Semana de Design de Milão 2012, e o A Gente Transforma foi tema e inspiração do São Paulo Fashion Week 2012.

Cesto Bogoió de Argolas

Fruteira Tarrafa

Exposição da Coleção Toca em Milão

Exposição do A Gente Transforma no SPFW

“A gente usa o design para expôr a alma brasileira,” afirma Marcelo Rosenbaum, e completa: “o ponto final do projeto é fazer o artesanato ser valorizado como um produto de design”.

Sany Alice

Sany Alice

Sany Alice cursa o 8º período de Design na UTFPR. Gosta de Cazuza, sorvete e de coisas bonitas, seja lá o que isso signifique.

Conteúdo relacionado

Comentários