CGI brasileira de elite!
Dentre as diversas áreas do design de imagens, o mercado de CGI (Computer-generated Image) é um dos mais desafiadores, caros e difíceis de atuar. Entretanto, é uma área extremamente apaixonante que promete grandes doses de gratificação a que se aventurar nela.
Fatores como a distância das fábricas de softwares de produção da imagem, a escassez de treinamentos traduzidos, a fragilidade e desentendimento do mercado acerca dos CGI Designers fazem com que países em desenvolvimento não sejam o ambiente mais fértil para o surgimento de grandes profissionais. Mas é sob essas dificuldades e desafios, que muitos brazucas estão se destacando internacionalmente entre os melhores da área.
Se eu fosse escrever individualmente sobre cada um dos grandes Brasileiros da Computação Gráfica, eu teria conteúdo para anos de post na revista Clichê. É incrível, como dentre tantas adversidades e barreiras proibitivas, o espírito e chavão de que “brasileiro não desiste nunca” se sobressai e é perfeitamente descrito com a citação da crítica de despedida do grande e fictício colunista Aton Egon:
Nem todos podem se tornar grandes artistas,
mas um grande artista pode vir de qualquer lugar.
(embora acredito que qualquer um com muita dedicação possa)
Como prova dessa brasileira dedicação, hoje vos trago um de meus artistas favoritos. Um jovem prodígio de apenas 24 anos que atualmente trabalha no mais proeminente estúdio de produção da imagem no Brasil, a Techno Image.
Os trabalhos de Pedro Conti possuem uma invejável repercussão internacional. Com um olhar aguçado aos detalhes e senso crítico apuradíssimo, ele desenvolve projetos aonde achar defeitos é um desafio até para os olhos mais treinados.
Considero importante valorizar o trabalho de talentosos artistas e designers brasileiros, pois mostra com exemplos de realidades próximas, que as dificuldades existem, mas as possibilidades estão em todos os lugares para aqueles que decidirem aproveitá-las.
Comentários
Os comentários estão encerrados.