Projeto Rapport capa

Projeto Rapport

Por Bruna Bonifacio

O post de hoje é novamente sobre um site com ótimas dicas de Design de Superfície e Estamparia, mas dessa vez, é um site nacional, o Projeto Rapport.

Tive a oportunidade de conversar com a responsável por ele, a Designer de Estamparia, Alice Prina, e ela me contou mais detalhes. O Projeto Rapport tem como principal objetivo divulgar Designers de Estamparia Brasileiros, totalmente sem fins lucrativos, Alice faz isso porque acredita na qualidade da produção de estamparia brasileira.

Projeto Rapport

Projeto Rapport

Trata-se de um site com conteúdo de design de superfície e que visa, acima de tudo, mostrar quem são nossos incríveis designers brasileiros que estão por aí trabalhando com estamparia.

– Alice Prina

Durante a primeira temporada foram divulgados nomes como Patrícia Bomeny (sócia do Caju Collective, estúdio em NY, reconhecido internacionalmente), Duda Lanna, Priscila Medeiros, Gabriel Oliveira, Washington Nascimento e Alex Portes.

Estampa de Patrícia Bomeny

Estampa de Patrícia Bomeny

Estampa de Duda Lanna

Estampa de Duda Lanna

Os trabalhos são divulgados por temporadas, e para participar, você precisa se inscrever através do site e passar por um processo de seleção. Existem algumas características a serem cumpridas, são elas: ser brasileiro, ter trabalhos publicados ou já produzidos no mercado de trabalho, enviar imagens das estampas corridas e um texto com seu perfil.

Em qualquer momento é possível fazer sua inscrição, e quando encerrada uma temporada, aqueles que foram selecionados no decorrer dos meses, passam a compor o próximo grupo.

– Alice Prina

Estampa de Priscila Medeiros

Estampa de Priscila Medeiros

Estampa de Gabriel Oliveira

Estampa de Gabriel Oliveira

A segunda temporada tem início em fevereiro, e já na primeira semana Alice promete um nome de peso em seu site. A cada semana, haverá um novo post, com os trabalhos de um novo designer de estamparia. Legal, né?

Além dos textos sobre os designers, no site do Projeto Rapport é possível ler matérias sobre novos artistas, tendências, desfiles, vídeos, livros, e outros assuntos pertinentes à Design de Superfície e Estamparia. Recomendo também curtir a página no Facebook.

Estampa de Washington Nascimento

Estampa de Washington Nascimento

Estampa de Alex Portes

Estampa de Alex Portes

Eu adoro design de estamparia. Durante minha carreira só me dá alegria. Ver nosso trabalho reconhecido é um grande presente. Hoje posso dizer que sinto-me sortuda por ter clientes que valorizam meu estilo pessoal e me contratam para fazer estampas a minha maneira. Claro que há as tendências do momento, mas fico feliz de ter a liberdade de dar a minha leitura a elas.

– Alice Prina

Declarações e iniciativas como essas são inspiradoras para quem já trabalha na área ou pretende trabalhar. É muito bom que os profissionais de Design de Superfície sejam abertos a conversas, e gostem de divulgar o assunto, seja porquê o acham interessante ou porquê acham necessário que mais pessoas o conheçam.

Realmente ainda é uma área “pouco” conhecida (em relação à gráfico, produto, web), mas com a quantidade de profissionais animados e pró-ativos que encontro, todos sempre dispostos a ajudar, conversar, dar dicas, contar suas experiências… a área só tende a crescer e ser cada vez mais reconhecida. Fico bem feliz por isso!

 

Referências

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários