Temari

Por Bruna Bonifacio

Estava eu no Instructables, site no qual as pessoas podem compartilhar suas experiências e criações (com instruções de como se faz), quando me deparo com esse link que ensinava como fazer um Temari.

1

2

3

Fiquei curiosa e fui procurar mais sobre o tema. Temari, é um termo japonês, “te” significa mão e “mari” significa bola. Esse trabalho manual milenar é uma tradição extremamente artística, cada criador tem uma forma única de se expressar, e isso traz uma enorme gama de possibilidades de grids e estampas.

4

5

6

A sua origem teria sido na China entre os anos 500 e 700, como um tipo de bola usado em um jogo semelhante ao futebol, esse objeto chegou ao Japão, e entre os anos 1600 e 1800, passou por transformações em seu acabamento e coloração. A costura não era mais apenas funcional, tornou-se mais brilhante e ornamentada para que as meninas pudessem brincar também. Com o tempo mais jogos foram surgindo, e a criação dos ornamentos foi se tornando cada vez mais um talento reconhecido, era uma oportunidade para as moças conquistarem a atenção de seu princípe favorito.

7

8

9

Nessa época, utilizava-se fios de seda em sua produção, e por isso, as classes mais altas detinham o conhecimento e a possibilidade de confeccioná-las. Quando o algodão se tornou um material mais disponível para as pessoas de classes mais baixas, a produção dos Temaris cresceu muito. Hoje, eles são revestidos com materiais diversos, como seda, algodão, linho, lã, poliéster, linhas metálicas. Sua parte interna pode ser feita por vários materiais também, tradicionalmente eram usados grãos de arroz ou pedras, revestidos por tecidos velhos (ou descartados), para que o Temari fizesse barulho quando manuseado pelas crianças, como uma espécie de chocalho; os mais modernos possuem um sino ou chocalho para trazer boa sorte.

10

11

12

O Temari hoje é um objeto utilizado para presentear amigos muito queridos, eles simbolizam amizade, lealdade, e são um desejo de boa sorte. Acredita-se que suas linhas coloridas e brilhantes simbolizem o desejo de uma vida feliz e brilhante para a pessoa presenteada.

Como você pode ver nas imagens, as estampas dos Temaris são, na maioria das vezes, geométricas, simétricas, e muito inspiradas em formas da natureza. Os artistas usam muito o efeito positivo e negativo em suas composições, é possível ver a forma principal preenchida, como também a sua contraforma, composta por algum elemento visualmente interessante, e com significado na cultural oriental, como pétalas caindo, por exemplo.

13

14

15

16

Quer aprender?!

Nesses links existem alguns processos de passo a passo para você aprender a fazer seu próprio Temari.

17

 

Referências

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.