TextielMuseum: um lugar no qual eu gostaria de morar.
No começo do ano, já tinha me apaixonado pelo vídeo Turkish red & more, no qual 5 estúdios holandeses de design (BCXSY, Studio Formafantasma, Lenneke Langenhuijsen, Merel Boers e Minale Maeda) têm acesso a incríveis coleções de tecidos do acervo do museu holandês, e inspirados nessas referências produzem seus próprios trabalhos para exposição de mesmo nome.
Quem não viu, por favor, veja! É sensacional.
Aí, veio a nova identidade visual do Museu (trabalho lindo que veremos no final desse post), que despertou mais curiosidade ainda, e conforme fui lendo sobre o local, a história foi ficando cada vez melhor … entendam o porquê.
TextielMuseum: Histórico
O museu é composto por edifícios industriais antigos restaurados e também por uma construção moderna toda revestida por vidros e com suas estruturas aparentes, adicionada ao complexo em 2008. A parte do museu conhecida como histórica, realmente foi uma fábrica da área têxtil décadas atrás, teve seu início em 1876 com o fabricante têxtil Christiaan Mommers.
Os edifícios se tornaram um museu em 1986, após 100 anos de funcionamento como fábrica têxtil. Em seu interior é possível ver um retrato da antiga fábrica de cobertor de lã, com a reconstrução da sala de máquina com um motor a vapor.
Ainda relembrando a história, o DamaskWeaving é um espaço onde está a exposição dos antigos teares originais de tecelagem manual, além de um arquivo enorme de desenhos de padronagens, cartões da Jacquard, livros de amostras, e o linho já pronto. Ao lado do DamaskWeaving, está o TextielLaundry, onde continuam o legado de uma antiga empresa de linho. Nesse local, a sua roupa é tratada como seria em 1852, com sabonetes naturais, colocada para secar por 24 horas e depois embrulhada em papel azul (para evitar o amarelamento da peça). No site existe horário de funcionamento e preço desse serviço.
TextielLab: Laboratório
É um centro de conhecimento formado por um galpão repleto de maquinário especializado na fabricação de tecidos exclusivos e por um estúdio aberto localizado na parte central do edifício. Técnicos especialistas e desenvolvedores de produtos auxiliam designers, artistas, arquitetos e estudantes nacionais e internacionais no desenvolvimento de suas peças.
Esse laboratório tem como foco a inovação em projetos de design e arte. Todos nós podemos mandar Applications para eles, através de seu site, e nos candidatar a uma vaga. Eles possuem um comitê de criatividade, técnica e conteúdo que avalia motivação, inovação (em técnica ou material) e arte de cada projeto. As áreas para as quais existe a possibilidade de se inscrever são: tecelagem, tricô, bordados, “acolchoamento” (tufting), passementerie, impressão e tecnologia laser.
Nessa área do site também é possível ver quais são as novidades do grupo, quem faz parte do time, além de conseguir compreender detalhes de cada uma dessas áreas/técnicas disponíveis para inscrição, e visualizar o portfólio do grupo. O portfólio está separado em interior textiles, autonomous work, installations, textile objects, household textiles, fashion e product design. Alguns desses trabalhos estão nas imagens a seguir.
Educação
Há vários programas e formas do TextielMuseum oferecer informações e cursos sobre temas têxteis, de design, de materiais, técnica e história. O museu oferece visitas guiadas com vários focos: Experimentação e Inspiração, Tradição e Artesanato, Exposições Temporárias, e Informações Gerais, que custam 65 euros por hora.
Existem workshops e oficinas para adultos, crianças, idosos, grupos, oficina de feltragem, de moulage, e oficina de inspiração e criatividade. O oferecido para crianças tem um preço mais modesto: 1,50 euros. Além disso, possui programas nacionais e internacionais, o ETT e o Expert Meeting.
O ETT (European Textile Trainee), é o programa europeu para estagiários com paixão pela arte têxtil; por ano, são selecionados nove pessoas de Instituições parceiras, de Helsinki, Copenhagen, Berlin, entre outras. Já o Experting Meeting, é uma reunião de especialistas na área. Ela acontece duas vezes por ano, é uma noite pra designers têxteis, designers de outras áreas, arquitetos e artistas. A última desse ano aconteceu em maio, e a próxima será em 2014. A participação é gratuita e existe um vídeo de 1 hora mostrando como foi a última reunião.
Biblioteca
Possui mais de 20 mil exemplares sobre têxteis; um quarto de amostras com uma seleção de livros de amostras (aqueles que vimos no vídeo do Turkish red & more), mostruários com exemplos têxteis, e arquivos do museu e acervo da biblioteca; também existe um armário/display que exibe os diferentes tipos de amostras. Ela é uma área de estudos aconchegante e que apóia pesquisas de estudantes e profissionais têxteis, artistas, estudantes do ensino secundário, etc.
Nova Identidade
A Nova Identidade do museu também ganhou merecido destaque meses atrás. Aqui, algumas peças da papelaria, cartazes e tecidos, que foram impressos no TextielLab.
Comentários
Os comentários estão encerrados.