batiman

A chuva em meu peito é um batismo…

Por Sandro Schmitz

Com a frase acima “O Cavaleiro das Trevas” veste novamente seu manto negro na clássica série escrita por Frank Miller na década de oitenta, um Batman de cinqüenta e cinco anos, que retorna à sua atividade de combater o crime ao perceber o quanto o mundo se degradou e continua necessitando do seu mito. O texto acima, em seu original em inglês, está na figura abaixo:

miller

Mas, o manto do morcego fora vestido muito tempo antes, pela primeira vez no distante ano de 1943, quatro anos apenas após a criação do personagem por Bob Kane, e foi vestido pelo ator Lewis Wilson como pode ser visto no vídeo abaixo:


O seriado teve duas temporadas de quinze episódios cada, preto e branco, e muitas curiosidades, como: a não existência do Batmóvel, basta observar que em alguns episódios o Alfred buscava a dupla dinâmica nas aventuras, em vários episódios, ao prender os vilões o Batman utiliza o telefone da polícia para avisar o Comissário Gordon que efetuou a prisão, e, em alguns ele e o Robin retiram as máscaras no carro ao retornarem à Batcaverna. Por falar em Batmóvel, abaixo duas fotos: a primeira, com todas as versões cinematográficas desse que é um ícone do herói, e, na segunda, a versão real do carro lançada no ano passada pela Kia Motors nos Estados Unidos. Uma verdadeira maravilha do design:

 

Batman Kia Optima SX Limited

Batman Kia Optima SX Limited

Essa série especial da Kia Motors, o Batman Kia Optima SX Limited, foi lançada em 11 de outubro de 2012, com as seguintes características, para os designers se deliciarem: Conjunto óptico tem lâmpadas de alta intensidade com o bat-sinal gravado; LEDs amarelos e neon completam estilização, Jogado no chão por suspensão especial com kit pneumático, O vidro traseiro ganhou aplicação de decalque com o Cavaleiro das Trevas ilustrado por Jim Lee, No interior tem botões e bancos com couro, suede e morcegos estampados; apoio de braço esconde “cinto de utilidades” com Bat-rangues. O modelo é disponível apenas em cinza e preto e custam US$ 32 mil. Após isso, o herói evoluiu muito como pode ser observado nos filmes da trilogia Nolan no trailer que sintetiza os três filmes e pode ser visto abaixo:

Só que o Batman é um dos personagens que mais inspirou o design em todos os cantos do mundo, o que dizer desse detalhe em uma estação Arco Verde do metrô no Rio de Janeiro, e,desse quarto do Hotel Éden em Taiwan nas figuras abaixo? Deliciem-se:

Estação Arco Verde/Metrô/RJ

Quarto de Hotel

Quarto de Hotel

A citada série das revistas em quadrinhos, “O Cavaleiro das Trevas”, foi recentemente lançada em animação, em uma adaptação muito bem realizada, o que deixou os fãs do personagem satisfeitos, e, inaugura uma nova fase nas animações do herói. A seguir o trailer da parte 1:

e, também, da recém lançada parte 2, onde Batman sai no soco com o Superman:

Outra enorme colaboração do Batman é para os inúmeros produtos que ele inspira, e, que os designers abusam no talento em criar e que coloco apenas alguns exemplos abaixo, como canecas, estantes, e outros:

luminária_batsinal

estante

conjunto de xícaras

Como visto acima, produtos para todos os gostos, mas irá ser Nolan que irá captar nas telas todo espírito do “Cavaleiro das Trevas” e resume isso de forma magistral na cena final do segundo filme, que sempre vale [re] ver , e, pode ser vista abaixo:

Sandro Schmitz

Sandro Schmitz

Ator, Diretor e Produtor Executivo de Teatro no RS. Analista e Consultor Internacional. Sócio-Diretor da Dealers Negócios Internacionais.

Conteúdo relacionado

Comentários