20110203-gm5dta1m6npmcrwi285fa924cc

O seu design tem compromisso?

Por Zeh Fernandes

Cada vez mais o papel do designer está aumentando na sociedade, a cada mês surge uma nova startup com designers encabeçando suas principais decisões. Lembro-me de um Twitte do Frederick van Amstel que me fez refletir:

Encarar a profissão de designer como executor é rebaixar sua capacidade. O design é uma das pontas do processo para moldar o futuro. Seu impacto no projeto de objetos, de interações, de desejos, de ideias influencia indiretamente todas as pessoas e a sociedade. É uma peça carregada de valores ressalta Sebastian Deterding em seu TED “What your designs say about you” abaixo:

Esta importância obriga o designer tomar consciência e as responsabilidades de sua produção, carregar consigo um pensamento próprio para nortear suas ações e não ser iludido pela busca do lucro, ignorando suas conseqüência.

Suas criações irão alcançar diversas pessoas nos mais diferentes campos, ela está dentro do sistema e pode mover-se como água preenchendo os espaços vazios e melhorando aos poucos a vida das pessoas. As iniciativas abaixo talvez sejam exemplos do que o Fred comentou naquele tweet:

Power2Swith

O nome da startup é Power2Swith, a ideia do projeto é facilitar a leitura da conta de luz. Possibilitando o consumidor diminuir seus gastos e conseqüentemente seu consumo. (Importante lembrar que em Chicago você pode escolher qual fornecedora de luz irá atender sua casa o que viabiliza essa atitude).

Wikipedia Redefined

Urgentemente precisamos que a Wikipedia sofra modificações. Uma enciclopédia colaborativa em tempo real precisa de mais dinamismo e cuidado com a informação. O pessoal da New! propôs um concept da sua visão. Mais idéias para quando a fundação Wikimedia for trabalhar no redesign.

Wellowater

Muitos lugares não possuem encanamento de água ou poços artesianos, é preciso ir buscar a água, normalmente a quilômetros de distância. Wellowater desenvolveu um modo mais seguro e menos desgastante para essa tarefa. Design resolvendo problemas.

Redesign Elevator UI

Quase todo dia deparamos com interfaces confusas e malfeitas, este concept do designer Brian Scates propõe uma forma de melhorar a interação com o elevador diminuindo a curva de aprendizado e cogitando novas funcionalidades.

Conclusão

Nortear-se de um sentido mínimo cujo contribua a sociedade; Lutar por uma formação que contribua com a sociedade; não se submeter a ser apenas um executor no mercado de trabalho; buscar uma conscientização do senso comum sobre a profissão de design; Trazer sua visão critica a fim de influenciar os outros com o seu trabalho são os deveres do designer neste inicio de século.

As melhores mentes da minha geração estão pensando em como fazer com que as pessoas cliquem em publicidade – Jeff Hammerbacher, cientista de pesquisas do Facebook

Qual o compromisso do seu design?

Zeh Fernandes

Zeh Fernandes

Coordenador do Projeto Cliche e Estudante de Design Gráfico na UTFPR. Seu portfolio pode ser acessado em www.zehfernandes.com

Conteúdo relacionado

Comentários