Vida Maria

Por Wagner Regis

Aproveitando o embalo de assuntos em animação 3D, irei comentar hoje sobre esse curta que apresentava nas palestras sobre animações brasileiras, intitulado “Vida Maria”.

A produção de Márcio Ramos, teve início em 2003 e sendo finalizado apenas em 2006. Apesar de ter 9 minutos de duração, os agravantes da produção foram resultado de situações bem brasileiras, entre elas a burocracia que temos em nosso país. Da inscrição no edital 3º Prêmio Ceará de Video, ao resultado, levaram 7 meses para liberação da verba, o que acabou gerando a divisão da equipe de 8 pessoas que o diretor havia composto. Nos 2 primeiros anos, Márcio ainda divida o tempo com Publicidade, para então na reta final largar tudo e se dedicar apenas ao projeto.

Nele acompanhamos Maria, durante o seu trabalho no sítio onde vive, que nos é mostrado sua vida dos 5 aos 45 anos e passa todo seu estilo de viver para sua filha Lurdes. Mais do que isso, o filme nos mostra uma vida cíclica, dessas pessoas de algumas regiões do nordeste, onde pela falta de estudo, oportunidades, acabam não ampliando seus horizontes e aceitando aquela realidade.

O curta, o qual sua história nasceu de algumas viagens que Marcio realizava ao interior do Ceará e da Paraíba, teve como consequência, a sua consagração nos festivais de cinema em 2007 e encerrou o ano como o filme mais premiado do Brasil, somando mais de 40 prêmios, dentre eles Prêmio Especial da Direção no AnimaMundi.

Mais do que o próprio filme, e seu resultado, o que valeu foi a própria persistência, coragem – e até loucura de largar tudo – de Márcio Ramos, em não abandonar seu objetivo de produzir o curta até o final. As vezes se não acreditamos nem em nossas próprias idéias ou ideais, como é que teremos alguém ao nosso lado durante essas jornadas que a vida nos traz e nenhum escola ensina a supera-las? Aproveitem o curta, e corram atrás de tudo que desejam. =)

Wagner Regis

Wagner Regis

Designer Gráfico por formação e Pós-Graduado em Jogos Digitais (UP). É co-fundador do estúdio de animação "Make Toons", professor na Universidade Positivo, e feliz por gostar do que faz.

Conteúdo relacionado

Comentários