Santa’s Workshop
“Santa’s Workshop” é um curta-metragem da época de Silly Simphonies, dos estúdios Disney, ondem eram apresentadas pequenas histórias com um ar de fábula. A narrativa se desenvolve sobre a história das crianças escrevendo cartinhas para o Papai Noel, e um dos duendes verifica se o garotinho ou garotinha foram comportados durante o ano. E na sequência apresentando a sua oficina de produção de brinquedos, diversos cavalinhos, bonecas que falam “Mamãe”, e no final tudo sendo empacotado para sua viagem.
No ano seguinte, foi produzido outro curta-metragem, este baseado no poema “A Visit from St. Nicholas”, de Clement C. Moore, onde o Papai Noel visita uma casa com oito crianças, e ficou intitulado como “The Night Before Christmas” (1934).
A trilha sonora ficou por conta de Frank Churchill, o qual foi autor de “Who’s Afraid of the Big Bad Wolf”, do curta “Os Três Porquinhos” ,de 1933 também, e da trilha sonora instrumental de “A Branca de Neve e os Sete Anões” (1937). E a direção realizada por Wilfred Jackson (animador em “Steamboat Willie”, de 1928, e diretor em “Fantasia”, de 1940, para citar alguns trabalhos), demonstra um lado fantasioso e divertido de como os presentes tão esperados chegam para as crianças.
Hoje, aos poucos os pequenos infantes, acabam perdendo isso cada vez mais cedo, porém, a produção de muitos produtos continua seguindo de maneira manual. A título de curiosidade, muitos action-figures ainda precisam da mão-de-obra manual para serem montados, após a confecção industrial das peças. Para após ter o produto pronto para ser comercializado.
A diferença do curta-animado, é que hoje temos muito mais plástico e eletrônico envolvido em troca de um salário muitas vezes ínfimo.
Sobre Antecipação / Antecipation (Princípio #04)
Em “Santa’s Workshop”, iremos aproveitar para comentar a respeito do 4º Princípio da Animação, o qual se trata da Antecipação. É a preparação do movimento que o personagem realizará. O espectador precisa estar preparado para a ação seguinte para entendê-lo, isto garante um aumento da intensidade dramática que o movimento proporcionará. Segundo Sergi Càmara, em seu livro “O Desenho Animado”, a antecipação consiste em um movimento na direção contrária ao movimento principal, e quanto mais exagerado maior será o efeito dramático que a cena causará.
Na animação, temos esse princípio bastante utilizado, primeiro nesse exemplo em panorâmica.
Na sequência seguinte, num enquadramento mais próximo.
Algo que comento em sala de aula, é que alguns desses princípios podem parecer óbvios, porem quando há a falta deles percebemos então sua grande importância e temos um projeto animado um tanto quanto incômodo aos olhos.
“Santas’s Workshop” me remete a época que você acordava cedo e se jogava no sofá da sala só para assistir a desenhos animados. Seu toque de magia e narrativa ingênua e divertida são algo que hoje vejo muito pouco, e quando algo que se aproxime disso apenas no Discovery Kids, e ainda assim com várias restrições.
Enfim, por esse ano encerramos as postagens sobre animações, ano que vem tem mais. Até a próxima e boas festas ao amigos leitores.
Comentários
Os comentários estão encerrados.