Design de Superfície em movimento
Pensando em sobre qual assunto seria o post de hoje lembrei de alguns vídeos que deixaram a minha vida mais feliz nesses últimos tempos. Então, fiz uma seleção dos 3 melhores e vou colocá-los aqui para vocês, é bem provável que muitos colegas da àrea de Design de Superfície e Estamparia já os conheçam, mas os acho incríveis e quero compartilhar com o maior número de pessoas possível.
TURKISH RED & MORE
A coleção do Museu foi usada como inspiração para os designers criarem suas próprias peças. Eles tiveram acesso ao acervo do museu, com muitas muitas muitas referências. Livros e livros com retalhos e amostras de estampas e tecidos antigos (alguns de 1800), cheios de tradição e história. Disseram se sentir em um playground, com tudo o que seria desejado e sonhado para seus moodboard e painéis de inspirações ali, já prontos para uso.
O vídeo é lindíssimo e mostra todo o acervo do TextielMuseum, os livros de amostras e referências com anotações manuais, os tecidos guardados com muito cuidado e que somente podem ser manuseados com luvas e às vezes máscaras de proteção, as pastas de amostras de rendas, sedas, amostras de algodão, …. É o sonho de todo designer têxtil retratado em vídeo! Uma aula de história da arte, história do design, geometria, tradição, preservação de peças de arte e design.
SEYIT UYGUR
A sua dança com tintas é simplesmente linda! Sabe aquelas manchas que se formam nos nosso godês quando começamos a enxaguá-los, e nós, designers, ilustradores, pintores malucos ficamos admirando, brincando e gostaríamos de fotografar, filmar, ficar ali observando por muito tempo? Então, pense nisso mas em um nível extremamente profissional e visto de ângulos maravilhosos. O vídeo mostra uma técnica de pintura conhecida como Paper Marbling, ou Ebru (em turco), que dá esse efeito “marmorizado” nas peças. Estou buscando mais material sobre a técnica, porque é encantadora demais e parece ser bem divertida e terapêutica, de certa forma.
TEDxSummit intro: The power of x
Vídeo feito para o TED no qual há uma coreografia onde os bailarinos formam desenhos caleidoscópicos incríveis. Existem muitas inspirações nesses 2:03 minutos, várias formas e desenhos que podem se tornam módulos, e a maneira como eles interagem e se tornam outras composições e estampas.
É lindíssimo, e admirável o processo de produção dele. Você pode acompanhar um pouquinho dele aqui:
Comentários
Os comentários estão encerrados.