Design de Superfície em movimento

Por Bruna Bonifacio

Pensando em sobre qual assunto seria o post de hoje lembrei de alguns vídeos que deixaram a minha vida mais feliz nesses últimos tempos. Então, fiz uma seleção dos 3 melhores e vou colocá-los aqui para vocês, é bem provável que muitos colegas da àrea de Design de Superfície e Estamparia já os conheçam, mas os acho incríveis e quero compartilhar com o maior número de pessoas possível.

 

TURKISH RED & MORE

Turkish Red & More

Turkish Red & More

Turkish Red & More

Turkish Red & More

Turkish Red & More

Turkish Red & More

A coleção do Museu foi usada como inspiração para os designers criarem suas próprias peças. Eles tiveram acesso ao acervo do museu, com muitas muitas muitas referências. Livros e livros com retalhos e amostras de estampas e tecidos antigos (alguns de 1800), cheios de tradição e história. Disseram se sentir em um playground, com tudo o que seria desejado e sonhado para seus moodboard e painéis de inspirações ali, já prontos para uso.

O vídeo é lindíssimo e mostra todo o acervo do TextielMuseum, os livros de amostras e referências com anotações manuais, os tecidos guardados com muito cuidado e que somente podem ser manuseados com luvas e às vezes máscaras de proteção, as pastas de amostras de rendas, sedas, amostras de algodão, …. É o sonho de todo designer têxtil retratado em vídeo! Uma aula de história da arte, história do design, geometria, tradição, preservação de peças de arte e design.

 

SEYIT UYGUR

Seyit Uygur

Seyit Uygur

Seyit Uygur

Seyit Uygur

Seyit Uygur

Seyit Uygur

A sua dança com tintas é simplesmente linda! Sabe aquelas manchas que se formam nos nosso godês quando começamos a enxaguá-los, e nós, designers, ilustradores, pintores malucos ficamos admirando, brincando e gostaríamos de fotografar, filmar, ficar ali observando por muito tempo? Então, pense nisso mas em um nível extremamente profissional e visto de ângulos maravilhosos. O vídeo mostra uma técnica de pintura conhecida como Paper Marbling, ou Ebru (em turco), que dá esse efeito “marmorizado” nas peças. Estou buscando mais material sobre a técnica, porque é encantadora demais e parece ser bem divertida e terapêutica, de certa forma.

 

TEDxSummit intro: The power of x

TEDxSummit intro

TEDxSummit intro

TEDxSummit intro

TEDxSummit intro

TEDxSummit intro

TEDxSummit intro

Vídeo feito para o TED no qual há uma coreografia onde os bailarinos formam desenhos caleidoscópicos incríveis. Existem muitas inspirações nesses 2:03 minutos, várias formas e desenhos que podem se tornam módulos, e a maneira como eles interagem e se tornam outras composições e estampas.

É lindíssimo, e admirável o processo de produção dele. Você pode acompanhar um pouquinho dele aqui:

 

REFERÊNCIAS

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.