256 tons de cinza
A cor é presença constante em nosso cotidiano. E, por ser uma característica trivial, muitos fotógrafos esquecem de prestar atenção aos efeitos que ela causa à imagem. Fotos em preto e branco por vezes são consideradas artísticas porque a monocromia é uma subversão ao colorido da realidade. Porém, a escolha consciente das cores de uma fotografia também é uma interpretação do real. O contraste ou a harmonia entre cores podem ambientar a imagem, destacar elementos, provocar sensações. E, convenhamos: trabalhar com os 16.777.216 tons coloridos disponíveis no sistema RGB do seu monitor é bem mais complexo – e rico – que utilizar os míseros 256 tons de cinza visualizáveis. Boas fotografias em cores exigem do fotógrafo grande percepção e conhecimento.
Para quem já estudou “Teoria da Cor” isso tudo não é novidade. E, como a Cliche é uma revista de design, não vou me alongar na explicação do assunto. Prefiro mostrar como se utiliza a teoria na prática. Concluo esse breve artigo com uma narrativa visual, apresentando grandes trabalhos policromáticos. Deixo a palavra com os mestres.
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